Higiene urbana
Diariamente, cerca de 132 trabalhadores garantem a manutenção e limpeza dos espaços públicos do município. Um trabalho que passa pela gestão integrada de varredura urbana e controlo de pragas, desmatação de terrenos municipais e controlo de infestantes com recurso a várias metodologias.
A partir do site da Câmara Municipal do Seixal é possível obter todas as informações sobre a localização dos contentores, ecopontos e papeleiras existentes, assim como as datas de intervenção de limpeza dos terrenos municipais. Existem 720 terrenos, com uma área total de 290.18 hectares, inseridos no Plano Municipal de Desmatação (PMD).
Este espaço tem uma vertente interativa onde, através do preenchimento de um formulário, podem ser deixadas sugestões ou outras indicações sobre os serviços de higiene urbana prestados em todo o concelho do Seixal.
A gestão dos serviços de higiene urbana tem como principais objetivos operacionais:
- Assegurar níveis elevados de higiene pública no município, promovendo a saúde coletiva, conservação de áreas públicas, meio ambiente e estética urbana;
- Garantir o controlo de pragas urbanas;
- Procurar constantemente novas soluções que dignifiquem os trabalhadores e permitam a mecanização da área de intervenção;
- Incutir boas práticas de higiene urbana nos munícipes.
Varredura manual e mecânica
No site Mapas do Concelho - Limpeza Urbana pode consultar a localização das papeleiras existentes e saber qual a periodicidade dos serviços de varredura manual e mecânica no seu bairro.
A varredura manual e mecânica consiste no conjunto de operações necessárias à completa limpeza de arruamentos, faixas de rodagem, passeios e passagens pedonais.
Os trabalhadores asseguram diariamente através destas verreduras a limpeza urbana do concelho, recolhendo os resíduos das papeleiras bem como removendo sujidade, ervas, folhagem, beatas, papéis na via e espaço público.
Desmatação de terrenos municipais
A desmatação e limpeza de terrenos municipais é uma atividade imprescindível, já que contribui para a qualificação do espaço público e assume um papel fundamental na prevenção do risco de incêndio em núcleos urbanos.
Neste sentido, foi elaborado o Plano Municipal de Desmatação (PMD) que inclui 720 terrenos municipais, perfazendo um total de, aproximadamente, 290.18 hectares. Estes terrenos são intervencionados com periodicidade anual.
Para que estes terrenos se mantenham limpos, é também fundamental a colaboração da população, através das boas práticas de cidadania, nomeadamente na recolha dos dejetos caninos e através da não deposição de resíduos (máscaras, papéis, plásticos, entre outros) no chão.
Desinfestações
A Câmara Municipal procede, de forma regular e contínua, a tratamentos preventivos de controlo de pragas urbanas no município, designadamente na via e espaços públicos e em edifícios municipais, incluindo rede escolar.
Os pesticidas utilizados nas desinfestações estão devidamente homologados pelas entidades reguladoras: Direção-Geral da Saúde, Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e respeitam as Normas Internas de Boas Práticas de aplicação de produtos biocidas.
No caso de verificar infestações de ratos, baratas ou outro tipo de insetos no espaço público, pode solicitar a desinfestação do local através dos Serviços Online, do email seixal.limpo@cm-seixal.pt ou da Linha Seixal Limpo 210 976 011.
Dejetos caninos
- Saúde pública: os dejetos caninos sujam as ruas, incomodam as pessoas e podem ser um perigoso foco de transmissão de doenças graves para outros animais e para o homem, sendo as crianças as mais vulneráveis.
- Contaminação ambiental: quando os cães defecam, expulsam nas fezes milhares de ovos de parasitas que se espalham no terreno.
- Poluição visual e odorífera: os jardins públicos deixam de desempenhar o seu papel de espaço seguro de lazer, quando deparamos com relvados conspurcados com dejetos, que causam repulsa e incómodo.
- Risco para trabalhadores: exposição permanente dos trabalhadores municipais dos serviços de limpeza urbana e manutenção dos espaços verdes às doenças provocadas pelos parasitas que se encontram nas fezes dos animais.
Os serviços municipais dinamizam diversas ações de sensibilização junto do público em geral e nas escolas, sendo complementadas com ações dos fiscais municipais que fazem cumprir o disposto no Regulamento do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos do Município do Seixal, que obriga os donos de animais a proceder à remoção dos dejetos caninos dos espaços públicos, sob pena da aplicação de coimas.
Boas práticas
Contribua para um concelho mais limpo, adotando boas práticas, evitando a propagação de pragas e a conspurcação do espaço público:
- Quando sai à rua com o seu cão, não se esqueça do saco de plástico para apanhar os dejetos do seu animal;
- Não alimente animais na via pública;
- Utilize corretamente as papeleiras disponíveis na via pública, usando apenas para resíduos de pequena dimensão. Resíduos de maior dimensão ou em maior quantidade devem ser colocados nos contentores de proximidade;
- Tenha sempre consigo um pequeno saco de plástico, incluindo na sua viatura, onde possa colocar os pequenos resíduos produzidos ao longo do dia (um caroço de fruta, um lenço de papel, uma pastilha), para o caso de não existirem papeleiras na proximidade, e para evitar a tentação de os lançar pela janela;
- Acondicione devidamente os resíduos e não os deixe, nunca, na envolvente dos contentores.
Qualquer pedido ou esclarecimento relativo aos serviços de limpeza urbana prestados na sua área de residência podem ser solicitados através dos Serviços Online, da Linha Seixal Limpo 210 976 011 (chamada para a rede fixa nacional) ou ainda através do email seixal.limpo@cm-seixal.pt.
Contactos
Dias úteis entre as 9 e as 17.30 horas
Linha Seixal Limpo: 210 976 011
(chamada para a rede fixa nacional)
Aplicação Eu Participo
Email: seixal.limpo@cm-seixal.pt
Partilhar