Dois Reis e Um Sono – 35.º Festival de Teatro do Seixal
-
24SábadoNovembro 2018
Por Teatro Extremo, Almada.
De: Natália Correia e Manuel de Lima.
Com: Bibi Gomes, Carlos Sebastião, Fernando Jorge Lopes, Francisca Lima, Jefferson Oliveira, José Graça, José Neto, Rui Cerveira e ainda António Olaio, João Dacosta, João Rodrigues, Josefina Correia, Marta Valente, Victor Pinto Ângelo.
Duração: 60 minutos.
Público-alvo
Maiores de 6 anos.
Sinopse
«Dois Reis e Um Sono» é uma parábola, plena de eficácia teatral, que bebe simultaneamente na fonte dos contos tradicionais e na camuflada herança das cortes loucas imaginadas por Alfred Jarry e seus Ubus. Trata-se de uma fábula surrealizante sobre o poder que consegue manter viva uma forte pertinência temática, graças ao teor intemporal do enredo.
Como o nome da peça o indica, «Dois Reis e Um Sono» conta-nos a história de dois reinos em litígio, sendo a alegórica figura do Sono o motivo da discórdia entre monarcas irmãos, o Rei-sem-Sono e o Rei-com-Sono.
A corte do rei dorminhoco ocupa o espaço da ação, apresentado de início pela figura mefistofélica do Sr. Facilita Tudo, personagem que integra em si uma paródia circense à felicidade falsa prometida pelo fundamentalismo consumista, jogada no registo de autoconsciência teatral próprio de um cicerone barroco, ou brechtiano, e onde o tema da vanidade e da usura do poder se encontra bem traçado.
Esta peça imaginativa e sociocrítica, lugar de experimentação híbrida de formas, permite, pelas suas temáticas e modernidade intrínseca, que seja possível extrair do texto inúmeras possibilidades artísticas, políticas e humanas. Até onde pode ir a ambição pelo poder. Quais os limites da propriedade privada. Até onde pode ir a vaidade humana. Até onde podem ser convencidos os Homens por pessoas sem escrúpulos. Mas também qual o limite do nosso livre arbítrio e para onde caminha a Humanidade.
Um texto em linha com a problemática dos Limites, questão que o Teatro Extremo tem vindo, desde a sua fundação, a explorar.
Programa completo do 35.º Festival de Teatro do Seixal.
Telefone 212 723 660
Email teatro@teatroextremo.com