Serão de Contos
-
25SábadoNovembro 2017
Um grupo de marionetas dará início à festa.
Seguem-se os contos com três narradores: António Fontinha, Luís Carmelo e Rodolfo Castro.
Para acabar o serão, haverá lugar a um Moscatel de Honra e, depois da meia-noite, cantamos os parabéns!
Iniciativa no âmbito do 24.º aniversário do Fórum Cultural do Seixal.
Sobre os contadores de histórias
António Fontinha nasceu em Lisboa, em 1966, e viveu em Angola até 1974. Concluiu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1985-1986), trabalhou como ator em diversas produções e em 1992 começou a contar histórias no Centro Educativo da Bela Vista, ao serviço do Chapitô. É um dos pioneiros da narração oral em Portugal e vive exclusivamente de contar histórias desde 1995.
A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional.
Rodolfo Castro, mais conhecido como «O pior contador de histórias do mundo», começou a contar histórias profissionalmente em 1993. Afirma sobre si próprio: «Esforcei-me sempre por ser o melhor. Para isso treinei, estudei, trabalhei...e não consegui. Quando comprovei que não podia ser o melhor decidi ser o pior... e consegui.»
Nasceu e cresceu em Buenos Aires, tendo-se formado profissionalmente no México. Hoje, vive em Lisboa.
Luís Carmelo nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991. É licenciado em Estudos Teatrais, mestre em Estudos Portugueses (Representações da Morte no Conto Tradicional Português) e doutor em Artes, Cultura e Comunicação, com a tese «Narração Oral: Uma Arte Performativa».
Conta histórias desde 2003, em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro. Criou projetos como os Contapetes, os Contapetes Bebés, a Barraquinha dos Contos, as Contatinas, entre outros. Organiza encontros e conferências dedicadas à narração oral.
Telefone 210 976 100