Rastreio do cancro de mama vai iniciar em Corroios

-
24 Maio '21

A Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro estará na Quinta da Marialva e o rastreio ocorrerá entre 27 de maio e 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACES Almada Seixal, anunciaram o alargamento do rastreio do cancro de mama aos Distritos de Lisboa e de Setúbal.

Aos primeiros novos municípios a receber este alargamento, segue-se agora a Freguesia de Corroios. A Unidade Móvel da LPCC estará na Qta da Marialva e o rastreio ocorrerá entre 27 de maio e 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

As mulheres do município, elegíveis para o rastreio (50-69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

Sobre o alargamento

O resultado alcançado conferiu equidade no acesso gratuito ao rastreio, às mulheres portuguesas, conseguindo uma cobertura geográfica de 100% em território nacional, num período de dois anos. Com este alargamento, mais 400 mil mulheres começaram a fazer o rastreio a partir de fevereiro de 2021, totalizando 600 mil mulheres a convidar no total dos concelhos da região sul, até 2023.

Sobre o rastreio

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de 2 em 2 anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

De acordo com um inquérito lançado pelo NRS-LPCC, 97% das utentes do rastreio do cancro mama sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas instalações e com a equipa técnica, durante a pandemia COVID-19. O NRS-LPCC garante que todos os procedimentos de segurança e higienização vão continuar a ser feitos para manter o bom funcionamento do rastreio durante o atual período de pandemia.


Saiba mais sobre o processo neste vídeo:
 

Nota: vídeo realizado pré-pandemia. Os serviços envolvidos estão a funcionar segundo as regras de funcionamento em segurança, com os equipamentos de proteção individual (EPI) e os produtos de proteção Organizacional (PPO), adaptados a cada área segundo normas da DGS.


 

Partilhar

Está aqui