Autarquia aprova voto de pesar

Reunião de câmara
-
22 Jun '23

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara do dia 7 de junho, um voto de pesar pelo falecimento de António Pires de Matos (3 de junho), antigo vereador da autarquia e, até falecer, presidente da direção e presidente de mesa da assembleia do Centro Cultural e Desportivo das Paivas.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que «a sua intensa atividade ao longo de várias décadas demonstra o seu espírito de solidariedade pessoal e institucional e o seu sentido de cumprimento do serviço público. Pelo seu trabalho mereceu, em 2012, a atribuição da Medalha de Honra, com a qual se distinguem individualidades ou entidades coletivas cuja ação cívica se tenha salientado por relevantes e meritórios serviços ao desenvolvimento, conhecimento e divulgação dos valores materiais e espirituais do município, do país ou da humanidade, assim como ao bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos».

António Pires de Matos nasceu em 1946 no concelho do Crato, tendo vindo para o Seixal em 1964. Foi serralheiro e fresador na Fábrica Militar de Braço de Prata entre 1964 e 1965, ano em que foi trabalhar para o estaleiro naval H. Parry & Son. Com as primeiras eleições autárquicas, em dezembro de 1976, foi eleito para a câmara municipal, sendo vereador durante dois mandatos. Foi ainda sócio fundador da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Concelho do Seixal, hoje Bombeiros Mistos, tendo sido presidente da direção e também comandante desta corporação. Consciente da importância do movimento associativo, foi fundador do então Clube Infantil das Paivas, que mais tarde foi Clube Vitória das Paivas e, em 1975, passou a Centro Cultural e Desportivo das Paivas. Esteve sempre ligado a esta coletividade enquanto dirigente, da qual era o sócio n.º 1.

O executivo aprovou também a atribuição de um reforço financeiro para a Junta de Freguesia de Amora, no valor de 32 289,90 euros, com o objetivo de requalificar a Praça 5 de Outubro, que terá também a plantação de novas árvores. O coreto, que ali se encontra, é considerado um local emblemático da zona ribeirinha de Amora. Este reforço financeiro é assim plenamente justificado pela necessidade de se realizar uma intervenção maior do que a inicialmente esperada.

A autarquia aprovou ainda a celebração de contratos-programa com a Associação Náutica do Seixal, visando o desenvolvimento da náutica de recreio e a promoção do turismo, com destaque para a realização do Festival Náutico Baía do Seixal. Esta associação é ainda apoiada no que respeita ao Serviço de Marinheiro da Estação Náutica Baía do Seixal.

Foram também aprovadas as celebrações dos seguintes protocolos com:
- a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, sediada no concelho do Seixal, cujos objetivos passam por promover a dinamização do associativismo empresarial entre a micro, pequena e média iniciativa privada da indústria, comércio e serviços;
- a Escola Profissional Jean Piaget (Almada), com vista ao estabelecimento de uma parceria para a criação de um Centro Tecnológico Especializado.

Em termos do apoio ao movimento associativo, foram aprovadas comparticipações financeiras à Associação das Colectividades do Concelho do Seixal, ao Independente Futebol Clube Torrense, ao Grupo Recreativo de Santo António, e ao movimento associativo cultural no âmbito dos seus projetos e programas de continuidade.

Partilhar

Está aqui