Autarquia aprova apoio para a realização da 40.ª Seixalíada

Seixalíada
13 Jul '23

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião de câmara realizada esta quarta-feira, dia 12 de julho, a atribuição de diversos apoios monetários a coletividades e associações concelhias, num montante global de 278 200 euros.

Neste sentido, foi aprovado um apoio à Associação de Coletividades do Concelho do Seixal para o desenvolvimento das atividades inerentes à 40.ª Seixalíada. Refira-se que a Seixalíada é maior iniciativa do desporto popular no país, tendo mobilizado, na sua última edição, cerca de 70 modalidades, sendo oito de desporto adaptado, num total de, aproximadamente, 200 iniciativas que envolveram perto de 20 mil participantes. Todas as atividades desportivas são de participação livre e gratuita a todos os interessados, demonstrando que no concelho do Seixal o desporto é para todos.

Ainda no que concerne ao movimento associativo popular, foram ainda atribuídos os seguintes apoios:

• à Associação Desportiva Recreativa Benfiquista para a continuação da construção de um edifício multifuncional;
  • ao Paio Pires Futebol Clube para dar continuidade às obras de beneficiação do edifício-sede e do Parque de Jogos Vale D’Abelha;
  • à Sociedade Filarmónica União Seixalense;
  • à Sociedade Filarmónica Operária Amorense;
  • à Sociedade Musical 5 de Outubro para a realização conjunta da iniciativa 24 Horas de Taekwondo;
  • à Animateatro – Associação de Teatro e Animação do Seixal com vista à dinamização da sua vasta atividade cultural.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, explica que «o apoio ao movimento associativo é já uma imagem de marca desta autarquia, não fosse este um concelho com uma intensa atividade associativa, cultural, social e cooperativa, tal como o comprova a realização de uma iniciativa tão simbólica como é a Seixalíada. Ao longo do ano, são tantas as iniciativas que acontecem em todos os recantos do município que não podemos descurar a forma como as apoiamos e como podemos acrescentar mais-valias. Mais uma vez, percebe-se que o movimento associativo continua a ser um dos motores da nossa sociedade».

O executivo aprovou ainda a cedência, em regime de comodato, de um prédio urbano na Verdizela (Corroios) para no futuro vir a funcionar como sede da Associação de Moradores do Aldeamento da Verdizela.