Autarquia aprova apoio aos Bombeiros do Seixal

19 Out '23

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública descentralizada que se realizou esta quarta-feira, dia 18 de outubro, no Ginásio Clube de Corroios, um apoio no valor de 162 222 euros à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal.

O objetivo é transformar um veículo pesado já existente (cedido por uma empresa do concelho) num veículo tanque de combate a incêndios, com caraterísticas polivalentes, ficando com capacidade para 10 mil litros e sendo também apetrechado com uma motobomba de grande caudal e uma grua.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «estamos atentos às necessidades das nossas corporações de bombeiros e procuramos estar na linha da frente na concessão de apoios às mesmas, cuja atividade tão diversificada obriga a constantes adaptações e renovações».

O executivo aprovou também apoios financeiros a três freguesias do concelho, no valor global de 386 623 euros. Para a União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, a verba destina-se a apoiar a criação de uma bolsa de estacionamento na Rua Paio Pires Futebol Clube, em Aldeia de Paio Pires; em Amora, o objetivo é comparticipar a realização da obra de reabilitação exterior do Mercado da Cruz de Pau, e em Corroios o montante atribuído visa a execução de diversos trabalhos de proximidade, nomeadamente a criação de bolsas de estacionamento e a substituição de pavimentos em várias artérias.

No âmbito dos apoios atribuídos ao movimento associativo, foram aprovadas comparticipações, no valor global de 167 505 euros às seguintes entidades:

- Núcleo de Karaté Goju Ryu
- Casa do Povo de Corroios
- Ginásio Clube de Corroios
- Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho
- CRIART – Associação de Solidariedade
- Associação Juntos Sem Fronteiras
- RATO – Associação para a Divulgação Cultural e Científica
- Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas.

O Município do Seixal aprovou também protocolos de cedência de instalações ao Judo Clube do Sul e à associação A Natureza Ensina.

Nesta sessão, que aconteceu ao final da tarde, foi aprovada a criação do Gabinete do Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, cujo objetivo é assegurar a eficaz e eficiente gestão daquele equipamento, com vista à implementação de medidas inovadoras de gestão e de oferta de serviços, na perspetiva da valorização contínua dos serviços prestados aos utentes. Foi igualmente aprovado um apoio financeiro camarário para a aquisição e manutenção de fotocopiadoras nas escolas do 1.º ciclo e jardins de infância da rede pública do concelho.

O último tópico desta reunião foi dedicado à aprovação da atribuição de medalhas de mérito municipal, cultural, desportivo, empresarial, honra e bons serviços municipais a personalidades e instituições que se destacaram no concelho, bem como aos trabalhadores que completaram 25 e 40 anos de serviço nas autarquias do Seixal e ainda aos que se aposentaram em 2022.