Aeroporto em Alcochete com mais vantagens

12 Dez '23

A Câmara Municipal do Seixal congratula-se com a conclusão do relatório preliminar da Comissão Técnica Independente (CTI) que aponta a construção do Novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete como a opção mais viável, por considerar que esta localização tem mais vantagens para a região e para o país.

«Esta solução vai ao encontro do que a autarquia do Seixal sempre defendeu. A localização em Alcochete é a que apresenta mais vantagens para o desenvolvimento da região e do país. É uma solução de futuro. Sempre fomos firmes no chumbo à opção Montijo, que o Governo tentou impor, mesmo contrariando os pareceres técnicos negativos, por isso considero que esta é também uma vitória dos seixalenses”, afirma Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal.

“A solução apontada pela comissão responsável pelo estudo da localização do novo aeroporto já está estudada e validada há cerca de 15 anos, no âmbito da avaliação ambiental estratégica, elaborada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) – em 2008. O concelho do Seixal sempre defendeu que a melhor localização para um novo aeroporto complementar de Lisboa era o Campo de Tiro de Alcochete. Além de outras vantagens, tem poucos impactos ambientais, menores custos de construção, resolve o problema do tráfego aéreo em Lisboa e não afeta de forma negativa a população da margem sul», salienta Paulo Silva.

Para a autarquia é essencial que o novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete avance em paralelo com a construção da Terceira Travessia do Tejo rodo-ferroviária, entre Barreiro e Lisboa, a ferrovia de alta velocidade, a ponte Seixal/Barreiro e a continuação da construção do Metro Sul do Tejo.