Março é mês de eleições legislativas

14 Fev '24

No próximo dia 10 de março, domingo, realizam-se as eleições para a Assembleia da República. Saiba como verificar a sua situação no recenseamento eleitoral e conheça os casos em que é possível votar antecipadamente.

Onde votar

A partir do dia 24 de fevereiro, pode consultar a sua freguesia de inscrição, local e secção de voto em recenseamento.mai.gov.pt ou enviar um SMS grátis para 3838 (escrevendo RE [espaço] n.º de BI ou CC [espaço] data de nascimento no formato AAAAMMDD).
Exemplo: RE 12345678 19750910

Locais e horários de funcionamento das Assembleias ou Secções de Voto e Eleitores que nelas votam:

Voto antecipado

Podem inscrever-se para o voto antecipado, manifestando essa intenção à Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, preferencialmente através da plataforma votoantecipado.mai.gov.pt, ou por via postal:

Doentes internados em estabelecimentos hospitalares (folheto informativo) e presos em estabelecimentos prisionais (folheto informativo):
Requerimento: até 19 de fevereiro
Votação: entre 26 e 29 de fevereiro

Eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade (folheto informativo):
Requerimento: entre 25 e 29 de fevereiro
Votação: dia 3 de março
(O local do voto antecipado em mobilidade, designado pelo executivo municipal, é a Escola Básica Paulo da Gama).

Eleitores inscritos no recenseamento eleitoral português, mas que se encontrem deslocados no estrangeiro (folheto informativo):
Votação: entre 27 e 29 de fevereiro

Emissão de atestados médicos a cidadãos portadores de deficiência

De acordo com informação veiculada pela Unidade Local de Saúde Almada – Seixal, a emissão de atestados médicos a cidadãos portadores de deficiência que, por força de incapacidade física, necessitem de votar acompanhados, nas eleições para a Assembleia da República, será assegurada no concelho do Seixal no dia 10 de março, entre as 10 e as 17 horas, pela seguinte unidade de cuidados de saúde:
Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Amora
Rua Dona Branca Saraiva de Carvalho, 9C, 2845-452 Amora
Telefone: 963 956 802

Os referidos atestados podem também ser obtidos antes do dia 10 de março, devendo o cidadão eleitor solicitar uma consulta na Unidade de Saúde Pública HIGEIA. Esta consulta deve ser agendada por telefone ou e-mail, através dos seguintes contactos:
Telefone: 966 522 092 | 966 522 086
Email: usp.almadaseixal@ulsas.min-saude.pt
Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas (dias úteis)
Morada: Av. Rainha D. Leonor, n.º 2, 5.º piso, 2809-010 Almada

Linha de apoio ao eleitor: 808 206 206 (custo de chamada local)

O seu voto é a sua voz. Vote!