Aprovada contribuição financeira para novos equipamentos

30 Nov '23

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública realizada esta quarta-feira, dia 29 de novembro, uma contribuição financeira ao Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela, para apoio à construção de duas creches, em Pinhal de Frades e na Torre da Marinha, que vão ser candidatadas ao Plano de Recuperação e Resiliência – Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais.

Igualmente, a Santa Casa da Misericórdia do Seixal terá um apoio para a construção de uma nova creche. No âmbito dos apoios sociais, à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Miratejo foi atribuído um apoio pelo município, para viabilizar a continuidade da obra de requalificação da sua sede e apoio ao respetivo projeto de arquitetura. Ainda no âmbito dos apoios a instituições sociais foi aprovada uma contribuição financeira da câmara municipal ao Instituto Novo Ser para apoio à sua política de desenvolvimento social.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «estes apoios aparecem na sequência de outras comparticipações desta natureza concedidas anteriormente, a estas e outras instituições congéneres do concelho, sendo de extrema importância para o seu crescimento e adaptação às novas exigências da sociedade. Estamos a apostar fortemente no apoio à infância e à terceira idade, pelo que a atribuição destas ajudas torna-se essencial para assegurar o futuro das associações e das centenas de utentes e respetivas famílias que estas servem».

Durante a reunião, foi ainda aprovado o pagamento destinado às assinaturas de telefone das escolas básicas do 1.º ciclo e rede pública da educação pré-escolar do município. No âmbito do incremento à atividade das associações, foram aprovados apoios monetários à Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Foz do Tejo, visando a aquisição de desfibrilhadores, tenda de campanha e equipamentos individuais para os operacionais.

Por fim, foi aprovada a assinatura de um protocolo de cooperação com a Universidade Nova de Lisboa, tendo em vista a colaboração em projetos e atividades de ensino, formação, investigação e desenvolvimento no território do Seixal, nomeadamente em espaços como o Parque Metropolitano da Biodiversidade e a Baía do Seixal, entre outros.