Aprovados apoios financeiros a instituições e coletividades

Reunião de câmara
01 Set '22

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião de câmara de ontem, dia 31 de agosto, a atribuição de apoio financeiro a diversas instituições e coletividades do concelho, num valor superior a 1 milhão e 100 mil euros.

«O caminho do desenvolvimento desportivo, cultural e social é feito em parceria no concelho do Seixal. Em conjunto conseguimos fazer mais e melhor e, por isso, a autarquia tem desde sempre apoiado o movimento associativo popular e as instituições do concelho, tendo como objetivo primordial o bem-estar da população», refere o vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Desta forma, a autarquia aprovou os contratos-programa com a Associação Um Exemplo de Amor e o Centro de Assistência Paroquial de Amora, no valor total de 2 mil euros, para apoio aos projetos Estás na Mira E8G e Tutores de Bairro E8G, do Programa Escolhas, que visam a promoção do sucesso escolar e a participação ativa das crianças, jovens e familiares dos locais onde se encontram implantados – Miratejo e Quinta da Princesa – através do diálogo intercultural e da participação cívica.

No âmbito da promoção da saúde e da prevenção de comportamentos de risco junto de alunos do pré-escolar e do ensino secundário, a autarquia aprovou a atribuição de um apoio no valor de 5500 euros à ARISCO – Instituição para a Promoção Social e da Saúde, para o desenvolvimento dos projetos Aventura na Cidade e Prevenir em Coleção. Foi ainda aprovado o acordo de cooperação com esta instituição no âmbito do projeto Manual para Descobrir Lugares, dirigido a cerca de 200 alunos dos 8 aos 12 anos.

Como forma de apoiar projetos e iniciativas apresentadas pelas organizações juvenis do concelho, a Câmara Municipal do Seixal aprovou, no âmbito do programa Ações Jovens 2022, a atribuição de um valor global de 9150 euros a entidades do movimento associativo juvenil.

No âmbito da criação e requalificação de equipamentos culturais e desportivos, a autarquia aprovou a atribuição de:

• 100 mil euros à Associação dos Amigos do Tocá Rufar para as obras de construção das suas novas instalações;
  • 100 mil euros à Associação Desportiva e Recreativa Benfiquista – Casa do Sport Lisboa e Benfica, no Seixal, para continuação da construção da sua sede;
  • 75 mil euros ao Paio Pires Futebol Clube para a continuação das obras de beneficiação no edifício-sede e do novo relvado no campo de futebol.

Foi igualmente aprovado um protocolo de colaboração com a Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal para a cedência de um espaço para a criação da sua sede social.

A autarquia aprovou também os protocolos para o funcionamento e utilização das piscinas municipais entre 1 de setembro de 2022 e 31 de julho de 2023 com o Clube de Canoagem de Amora, no valor de 253 890,87 euros; com a Associação Naval Amorense, no valor de 297 750,95 euros; e com  o Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, no valor de 286 437,97 euros.

Foi ainda aprovada a integração do Município do Seixal na NANOMAT – Associação para os Materiais Avançados – Investigação e Desenvolvimento em Materiais Avançados e Aplicações, no valor de 500 euros; e a atribuição de uma comparticipação financeira de 400 euros à Fábrica da Igreja Paroquial de Santo António de Pinhal de Frades para apoio às celebrações religiosas e atividades promovidas.

Na reunião foi também aprovado o protocolo com a Associação de Moradores da Quinta das Laranjeiras para a pavimentação de arruamentos, com vista a tornar mais célere o processo de reconversão e requalificação desta área, resultando num claro benefício para as populações.