Aprovados apoios financeiros à terceira idade e infância

16 Nov '23

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública realizada esta quarta-feira, dia 15 de novembro, a atribuição de apoios a associações e instituições particulares de solidariedade social que trabalham na área da terceira idade e infância no valor global de 1 135 624,97 euros.

Neste âmbito, foi aprovado um montante global de 916 291,97 euros visando a comparticipação na realização de vários projetos e empreitadas, com destaque para a atribuição do montante de 749 894,24 euros à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Casal do Marco, visando o apoio à construção da futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Esta obra, cujo custo total é de 3 695 089,24 euros, foi candidatada ao Plano de Recuperação e Resiliência - Equipamentos e Respostas Sociais, sendo que o Governo comparticipará a mesma em 2 945 195,00 euros e ao município de Seixal caberá a restante fatia referente aos valores elegíveis não comparticipados (que será paga em tranches até 2025).

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, refere que «estas contribuições camarárias são essenciais para que as associações envolvidas possam implementar e desenvolver os seus projetos e, desta forma, adaptarem-se às novas exigências da sociedade. Hoje, para além do apoio a esta obra, estamos também a aprovar dois apoios à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro (um para a construção da futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Apoio Domiciliário e outro para a aquisição de uma viatura elétrica), assim como um apoio à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Paio Pires para a realização das obras de requalificação da sua sede. Continuamos pois, a trabalhar arduamente para garantir a máxima qualidade de vida a todos os estratos da população do nosso concelho».

Ao nível dos apoios atribuídos à área da infância, foram contempladas a Santa Casa da Misericórdia do Seixal, o Centro de Assistência Paroquial de Amora e o Centro Paroquial de Bem Estar Social de Fernão, com um montante global de 219 333,00 euros, para a elaboração de projetos de arquitetura e especialidades visando a construção de creches em zonas do concelho carenciadas a este nível, obras estas que foram candidatadas ao Plano de Recuperação e Resiliência - Equipamentos e Respostas Sociais. As zonas contempladas são: Aldeia de Paio Pires - Alto dos Bonecos, Pinhal Conde da Cunha (Amora) e Pinhal do General (Fernão Ferro).

Em matéria de associativismo, o executivo aprovou apoios às seguintes entidades: Conselho Português para a Paz e Cooperação, Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora, Sociedade Musical 5 de Outubro, Clube Recreativo e Desportivo do Fogueteiro, Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, Banco Alimentar Contra a Fome na Península de Setúbal, Grupo Desportivo do Cavadas e, ainda, à Federação Portuguesa de Atletismo (para apoio à organização do 33.º Corta-Mato Cidade de Amora e do 100.º Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo).