Cedido terreno para construção de creche em Amora

Creche CAPA
12 Jan '24

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, a cedência de uma parcela de terreno ao Centro de Assistência Paroquial de Amora, para a construção de uma creche que ficará sob a tutela desta instituição.

O terreno em causa tem uma área de 5944 metros quadrados e encontra-se situado na freguesia de Amora, com um valor patrimonial estimado em 702 950 euros.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «esta é uma medida importante para fazer face ao acréscimo de população no concelho, nomeadamente ao aumento do número de crianças entre os 0 e os 14 anos que, de acordo com os Censos de 2021, já totalizavam 24 494 indivíduos. Além disso, muitas famílias com crianças dos 0 aos 3 anos canalizam uma parte substancial do seu rendimento mensal para pagarem a frequência diária dos seus filhos em equipamentos infantis não comparticipados. Logo, em virtude da possibilidade de efetuarem candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência, há que prestar todo o apoio possível a instituições como o Centro Paroquial de Amora e aos seus projetos, pois as mesmas dispõem de todo o know-how necessário para trabalharem nesta e noutras áreas do domínio social».

Em maio de 2023, a câmara municipal já havia aprovado a comparticipação de 623 807,92 euros ao Centro de Assistência Paroquial de Amora para apoio à construção da futura creche, no âmbito de uma candidatura ao Programa PARES 2.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais de 2.ª Geração.

Na reunião foram também aprovados os preços de prestação de serviços ao público em 2024, nomeadamente os resultantes do produto da cobrança de taxas e da concessão de licenças, assim como da prestação de serviços pelo município. «Neste capítulo, a autarquia tem optado, ao longo dos últimos anos, por uma redução da carga fiscal municipal junto da população, continuando a assegurar um serviço público de enorme qualidade», refere Paulo Silva.