Encontro de cuidadores de colónias de felídeos

-
27 Maio '21

No passado dia 13 de maio, decorreu o Encontro de Cuidadores de Colónias de Felídeos da Freguesia de Amora, uma iniciativa que teve como objetivo partilhar o programa municipal que está a ser desenvolvido no âmbito da promoção do bem-estar animal e de controlo de população felina no município do Seixal.

O Encontro de Cuidadores de Colónias de Felídeos da Freguesia de Amora teve como objetivo partilhar, com os cuidadores de colónias de felídeos monitorizadas pelo Centro de Recolha oficial de Animais de Companhia do Seixal (CROACS), na freguesia de Amora, o programa municipal que está a ser desenvolvido no âmbito da promoção do bem-estar animal e de controlo de população felina no município do Seixal.

A política de bem-estar animal de controlo de população felina promovida pela Câmara Municipal do Seixal assenta na promoção da qualidade de vida e bem-estar dos felídeos silvestres ou assilvestrados que não têm vocação para a adoção, sendo assim parte integrante do espaço público.

O CROACS iniciou, no dia 2 de junho de 2020, a implementação de uma nova metodologia do programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) supervisionada pela médica veterinária do município.

A intervenção municipal no programa CED incide sobre:

  • a consciencialização dos munícipes para o respeito e proteção dos animais errantes e seus cuidadores, informando-os sobre a implementação do programa CED e os seus benefícios;
  • a supervisão das colónias intervencionadas pela médica veterinária do município em cooperação com os cuidadores;
  • a sinalização de novas colónias para, em colaboração com os seus cuidadores, implementar o programa CED;
  • a gestão de reclamações de munícipes que recaem sobre a existência de colónias e/ou eventual insalubridade a elas associadas.

A Câmara Municipal do Seixal tem vindo a apostar na esterilização/castração de felídeos de rua, de forma organizada e sempre supervisionada pela médica veterinária do município (em colaboração com os cuidadores e associações zoófilas), no controlo e monitorização do programa CED, na georreferenciação de colónias e na sua inserção no sistema interno municipal e, futuramente, na colocação de placas informativas de localização de colónias monitorizadas pelo CROACS e na instalação de abrigos para felídeos.

No decorrer da iniciativa, foi apresentado o projeto-piloto a ser implementado na freguesia de Amora e os cuidadores de colónias presentes no encontro puderam partilhar as suas experiências nesta área.

Partilhar

Está aqui