Executivo municipal aprova atribuição de vários apoios

14 Dez '23

Na reunião da Câmara Municipal do Seixal realizada esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, o executivo municipal aprovou a atribuição de cerca de 640 mil euros a coletividades e instituições sociais do concelho, com vista ao desenvolvimento desportivo e cultural e ao apoio social.

«É com o movimento associativo popular, cultural, desportivo e recreativo, com as instituições de solidariedade social, com a população e com as forças vivas do concelho que caminhamos na construção do presente e do futuro, que pretendemos mais justo, com um desenvolvimento sustentável, mais democrático no acesso à cultura, ao desporto, à saúde, à educação e à habitação, com melhores condições de vida para todos. Neste sentido é imprescindível o apoio às entidades para que possam desenvolver a sua atividade em diversas áreas em prol da população», salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Na área do desenvolvimento desportivo, foram aprovados os protocolos com a Escola Secundária Dr. José Afonso e o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama (para utilização dos pavilhões desportivos escolares pelo movimento associativo popular), os contratos-programa com o Seixal Clube 1925 (para apoio às obras de construção dos balneários), com a Associação de Moradores dos Redondos (para apoio à construção do pavilhão desportivo) e os contratos de comodato com o Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas e a Associação de Amigos do Pinhal do General para cedência de instalações.

No que respeita ao apoio ao movimento associativo cultural do Seixal, foram aprovadas as comparticipações financeiras à Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, Sociedade Filarmónica União Seixalense, Associação Cultural e Recreativa «O Grito» e ao Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas. Foi ainda aprovada a celebração de protocolo de cooperação com a Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca (ARMAB) para a criação de ações de formação de instrumentos de sopro.

No âmbito do apoio ao movimento associativo migrante, foram apoiadas a AAGA – Associação de Apoio à Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, Associação Cabo-Verdiana do Seixal, Associação para o Desenvolvimento Social e Solidariedade com S. Tomé e Príncipe – Pótó Bétu, Associação JSF – Juntos Sem Fronteiras e Raízes do Bairro de Santa Marta que, desta forma, poderão levar a cabo as suas atividades e iniciativas.

Na mesma reunião foram ainda aprovados os protocolos com a Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal (para apoio à realização dos Arraiais de Outono) e os contratos-programa com a Associação Náutica do Seixal (para a cedência de embarcação para o serviço de marinheiro), a Associação «Um Exemplo de Amor» (no âmbito do projeto Escolhas «Estás n@ Mira» 9.ª geração), o Grupo Desportivo Cultural e Recreativo da Quinta da Princesa, Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro (no âmbito do OIL Amora – Projeto Desporto no Bairro), Atlético Clube de Arrentela, Paio Pires Futebol Clube, Seixal Clube 1925 e a Criar-T – Associação de Solidariedade (União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires – Projeto Desporto no Bairro), a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Fogueteiro e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal (para apoio ao funcionamento das respostas sociais a idosos e crianças) e ao grupo de Escoteiros de Portugal 269 de Fernão Ferro (para apoio à construção da sede).

Com o objetivo de salvaguardar o interesse da população e garantir o reforço de cuidados de saúde primários no concelho, a autarquia aprovou também a celebração de protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com vista à construção da unidade de saúde familiar, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, que será instalada em terreno municipal.