Programa do 25 de Abril com várias inaugurações

20 Abr '23

Este ano, as comemorações da Revolução dos Cravos no concelho do Seixal têm como lema «A liberdade é a nossa maior força» e prolongam-se até final deste mês.

O programa das comemorações inclui, entre muitas outras iniciativas, várias inaugurações de novos espaços públicos, que acontecem já amanhã, dia 21 de abril, com a inauguração do Espaço de Jogo e Recreio da Quinta de S. Nicolau, às 10 horas, situado na Praceta Cidade do Lobito, junto ao Jardim de Infância da Quinta de S. Nicolau, do Balcão Seixal Best – Balcão do Empresário dos Setores do Turismo, às 11 horas, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, um novo serviço que a Câmara Municipal do Seixal vai disponibilizar em parceria com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

O objetivo é apoiar os empresários dos setores de hotelaria, restauração, cafetaria, bebidas e catering que invistam no concelho em serviços como licenciamentos de ocupação do espaço público, instrução dos pedidos de operações urbanísticas relativos a empreendimentos turísticos e outros assuntos dentro das competências do município e da AHRESP.

Importa salientar que o Seixal Best irá funcionar no balcão único de atendimento nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Também neste dia, é inaugurada a Loja do Empresário, às 18.30 horas, no Centro Comercial d'Amora, que vai apoiar a capacitação dos empresários para o desenvolvimento da sua atividade. As instalações, onde anteriormente estava instalada a Loja do Munícipe de Amora, que passou a funcionar na Loja do Cidadão), foram cedidas pela Câmara Municipal do Seixal à Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal.

Este novo espaço pretende dar uma resposta célere às solicitações dos empresários em matérias como o licenciamento de ocupação do espaço público, obrigações legais, assessoria jurídica, protocolos no âmbito da higiene e segurança no trabalho e/ou acompanhamento de execução de projetos de apoio ao empreendedorismo, entre outras.

Da agenda faz ainda parte a inauguração, no dia 22 de abril, às 9.30 horas, da 1.ª fase do Parque Urbano da Torre da Marinha, junto à Avenida Marechal Costa Gomes. Foi qualificada uma zona de estadia que contempla a ligação ao espaço de jogo e recreio já existente, a construção de um parque canino, uma zona de ginásio ao ar livre, um parque de merendas e uma rede de percursos pedonais.

O espaço requalificado nas traseiras da Avenida Luís de Camões, em Miratejo, será inaugurado no dia 23 de abril, às 11 horas. A Câmara Municipal do Seixal efetuou a requalificação do espaço público da zona naturalizada nas traseiras dos edifícios da Avenida Luís de Camões, com a criação de zonas de estadia com mobiliário urbano, 105 novos lugares de estacionamento, execução de espaços verdes e colocação de iluminação LED.

Durante a manhã do dia 25 de abril, às 9.30 horas tem início a Saudação ao Poder Local Democrático, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, seguida da Homenagem ao 25 de Abril, na Praça 1.º de Maio, no Seixal. Será ainda colocada a Bandeira da Liberdade de Homenagem ao 25 de Abril na Rotunda da Quinta de Santa Rita (junto ao RioSul Shopping), na Torre da Marinha.

Às 11.30 horas, está agendada a inauguração do Parque Metropolitano da Biodiversidade, na Verdizela. A 1.ª fase, com 7 hectares, está concluída. O parque tem um Centro de Interpretação Ambiental, destinado a servir de apoio aos utentes, e uma componente de educação, divulgação e observação da natureza e biodiversidade que pretende ser um marco na promoção de conceitos para o futuro, ao nível da ecologia e da proteção ambiental. Em termos de estrutura, o parque está dotado com percursos para caminhadas, jogging e passeios de bicicleta, fazendo ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal.

Destaque também para a inauguração da exposição Seixal, Luz e Traço, textos e desenhos de Eduardo Palaio, no dia 24 de abril, às 17.30 horas, no núcleo urbano antigo do Seixal. A exposição vai estar patente ao público até 30 de novembro de 2023.

Consulte o programa completo que assinala os 49 anos do 25 de Abril no Seixal.

«A liberdade é a nossa maior força».