Aqui Há Vidro

  • 29
    Sexta-feira
    Novembro 2024
    >
    31
    Sexta-feira
    Janeiro 2025
17.00 h


A exposição tem como principal objetivo dar a conhecer, ainda que de forma geral, o acervo do Ecomuseu Municipal do Seixal sobre a Fábrica de Vidros das Gaivotas (Lisboa, 1812-1985), uma das mais importantes unidades industriais de produção vidreira dos séculos XIX e XX em Portugal. 

Realizada em parceria institucional com o Departamento de Conservação e Restauro e Unidade de Investigação VICARTE, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e associada ao doutoramento de Catarina Reis Santos, a mostra visa também divulgar o projeto desta investigadora, sobre um arcano ou livro de receitas de vidros da referida fábrica.

Finalmente, a exposição pretende chamar a atenção para a importância da preservação e da investigação de património industrial e de arquivos empresariais, dando evidência às conexões históricas, geográficas e de formação de saberes entre centros produtores vidreiros, por exemplo Coina, Marinha Grande, Lisboa e Amora.


A apresentação da exposição decorre no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia e do Dia Nacional da Cultura Científica.

Está aqui