Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

O Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal do Seixal e respetiva certificação tem sido um dos objetivos estratégicos definidos pelo executivo municipal. Nesse sentido, implementou em todos os seus processos a ISO 9001 – a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade e de melhoria contínua.

O Município do Seixal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade, foi certificado pela Empresa Internacional de Certificação, em setembro de 2021, cujo intuito foi a validação externa do seu sistema. [Ver vídeo aqui]

A certificação evidencia o envolvimento de todos e os vários contributos na melhoria dos serviços prestados, sendo o seu âmbito a gestão autárquica de prestação de serviços públicos no âmbito da Administração e Atendimento Público, Água e Saneamento, Cultura, Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação, Desporto, Fiscalização Municipal, Habitação, Higiene Urbana e Espaços verdes, Juventude, Obras, Manutenção e Espaço Público, Participação, Segurança Alimentar e Bem-Estar Animal, Proteção Civil, Urbanismo, Turismo e Saúde.
 

Política da Qualidade

Ciente das suas responsabilidades na gestão de recursos, melhoria contínua dos seus processos, diminuição dos impactos da sua atividade sobre o meio ambiente e no controlo dos riscos que podem afetar as pessoas envolvidas nos processos, a Câmara Municipal do Seixal assume uma rigorosa política de qualidade. A política da qualidade para a modernização administrativa na autarquia define estratégias que refletem a aposta nas novas tecnologias e a prestação de serviços cada vez mais eficazes e eficientes.

Política da Qualidade da Câmara Municipal do Seixal – PDF [237 KB]
 

Manual de Gestão da Qualidade

O manual reflete as bases do Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal do Seixal e enuncia os elementos interatuantes que o compõem. Este pretende constituir-se como um elemento agregador que dá a conhecer as interações do SGQ, permitindo ir ao encontro da melhoria contínua.

O Manual de Gestão da Qualidade é o suporte de toda a estrutura documental do Sistema de Gestão da Qualidade, sendo o documento através do qual são estabelecidas e comunicadas a todos os trabalhadores do município as metodologias relacionadas com o desenvolvimento dos processos identificados e as respetivas atividades.

 Manual de Gestão – Sistema de Gestão da Qualidade CMSeixal – PDF [341 KB]
 

Bolsa de auditores

Com a criação da Bolsa de Auditores Internos da Qualidade, a câmara municipal assegura que todas as auditorias internas da qualidade são realizadas sem recurso a contratualização com entidades externas. Aliás, o mesmo já acontece com a implementação e acompanhamento do SGQ, que depende exclusivamente de consultoria interna garantida pela equipa da qualidade.

A bolsa conta neste momento com seis elementos ativos, sendo que o sucesso da mesma decorre da colaboração dos seus serviços de origem, na sua disponibilização para integração nas atividades da bolsa, nomeadamente reuniões preparatórias e auditorias. Por outro lado, a colaboração dos auditores em todo o momento, na análise de documentação e preparação das várias ações necessárias, exige um esforço suplementar, mas fundamental para a otimização do tempo disponível.

Documentos: 
Manual de Gestão - Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal do Seixal
Política da Qualidade

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