Autores da Nossa Terra – Maria José Maurício

  • 23
    Sábado
    Abril 2022
16.00 h


Apresentação do livro Os Sonhos da Revolução dos Cravos, de Maria José Maurício.

A obra será apresentada pelo comandante Luís Costa Correia que coordenou as Forças de Fuzileiros participantes na ocupação da sede da PIDE/DGS e foi um dos responsáveis pela organização das eleições de 1976.

Iniciativa integrada nas comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril.

 

Sobre o livro

Em «Os Sonhos da Revolução dos Cravos», Maria José Maurício revela factos pouco conhecidos de como o Movimento das Forças Armadas preparou e concretizou a ação libertadora do 25 de Abril de 1974; de como um povo não hesitou em fazer parte desse movimento; e de como ao grito de alegria – «O povo está com o MFA!» – um outro se sentia como resposta imediata – «O MFA está com o povo!».

 

Crítica

«A autora propõe-nos, pois, um desafio oportuno e urgente: que, hoje mais do que nunca, é imperioso compreendermos as emoções, interiorizarmos as razões, e assumirmos as ações. Porque a História da Humanidade é feita por todos nós. E quanto mais livres a soubermos Viver, mais Humana ela será. Mais do que um livro de história, ou sobre a história, é um desafio de pedagogia cívica que nos convoca, cada um de nós para sermos parte ativa na construção do Futuro comum que desejamos, Inteiro, Livre, Digno e Humano.»

Almeida Moura, capitão-de-mar-e-guerra

 

Biografia

Maria José Maurício nasceu em Setúbal em 1950. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Estudos sobre Mulheres pela Universidade Aberta de Lisboa. Desempenhou funções de direção e de formação na área de recursos humanos em diversas entidades, nomeadamente no desenvolvimento de projetos no âmbito europeu. Foi professora do ensino particular e cooperativo. Atualmente é formadora/consultora na área de educação para a cidadania, relações humanas e igualdade de género. A autora tem publicados diversos trabalhos e artigos sobre igualdade entre mulheres e homens, em revistas como Seara Nova e Vértice. É coautora do livro «Pensar o Feminino», Edições Colibri em 2001; autora do livro «Mulheres e Cidadania: Alguns Perfis e Acção Política (1949-1973)», Editorial Caminho, em 2005, e do livro «Memória e Vida em Tempos de Abril», Edições Colibri em 2015.

Público-alvo
Geral

Informações 210 976 100 ou biblioteca.se@cm-seixal.pt

Preço
Entrada livre

Está aqui