Capicua
-
07Quinta-feiraMarço 2024
O concerto integra o programa das comemorações do Dia Internacional da Mulher, concebido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Capicua nasce no Porto nos anos 80, descobre a cultura hip-hop nos anos 90 (primeiro pelo grafitti e depois pela música), passando de mera ouvinte a aprendiz de rapper nos anos 2000.
Socióloga de formação, considera-se uma rapper militante e é conhecida como uma das vozes femininas da música mais comprometidas a elevar a sua arte a um lugar de reflexão cultural, social e política. E fá-lo sabendo que as palavras podem ser uma boa arma contra a alienação.
Capicua, ou Ana Matos Fernandes, afirmou-se no rap há mais de uma década, provando que esse lugar também pode ser delas, com novas rimas e narrativas.
Com uma vasta discografia, conta já com um percurso sólido no panorama da música lusófona.
Na última década, tem somado intensos e participados concertos, conquistando um público muito diverso e o reconhecimento da crítica, não apenas no nosso país, mas em algumas incursões internacionais: Brasil, Espanha, França, México, entre outros.
Apologista do espírito colaborativo e interventivo típico da cultura hip-hop, tem trabalhado com vários artistas, de Sérgio Godinho a Sara Tavares, e participado em diversas conferências, workshops e projetos sociais como o OUPA, em que trabalhou, entre 2015 e 2018, a convite da Câmara Municipal do Porto.
É também de assinalar o seu aclamado percurso como letrista para intérpretes como Gisela João, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Camané ou Clã, a sua recente experiência na escrita para teatro com o espetáculo «A Tralha», de 2021, a sua atividade como cronista na revista «Visão» (2015-2021) e agora no «Jornal de Notícias», bem como o lançamento, em 2022, do livro «Aquário», pela Companhia das Letras, e, em 2023, de «Cor-de-Margarida» para o público infantil, pela Nuvem de Letras.
Bilheteira
- Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
-
Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
* Descontos
- Entrada gratuita: jovens municipes até 25 anos (inclusive) e para munícipes maiores de 65 anos (inclusive), em ingressos levantados localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
- 50 % de desconto: trabalhadores das autarquias do Seixal, munícipes, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha do concelho do Seixal, em bilhetes adquiridos localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
Classificação etária M/ 6 anos
Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)
Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)