Concerto de Música de Câmara com Clarinete, Violoncelo e Piano
-
08SábadoFevereiro 2025
Nuno Silva: clarinete
Catherine Strynckx: violoncelo
Jill Lawson: piano
Programa
Johannes Brahms
Trio em Lá menor para clarinete, violoncelo e piano, Op. 114
Alexander von Zemlinsky
Trio em Ré menor para clarinete, violoncelo e piano, Op. 3
Nuno Silva
Natural do concelho do Seixal, Nuno Silva iniciou os estudos musicais na Sociedade Filarmónica União Arrentelense e foi elemento da banda durante vários anos.
Solista principal da Orquestra Metropolitana de Lisboa e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, Nuno Silva é membro fundador do Quarteto de Clarinetes de Lisboa, que celebrou 30 anos de atividade em 2018.
Em 2003, a Câmara Municipal do Seixal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural.
Com um percurso digno de orgulho nacional, a sua biografia consta do livro de Gianluca Campagnolo, «Great Clarinetists».
Catherine Strynckx
Natural de França, Catherine Strynckx estudou em Paris, Praga, Basileia e na Menuhin Academy. Foi primeiro violoncelo-solo em orquestras na França e Suíça; foi membro fundador do Serenade String Trio, do grupo Sirius e do trio A Piacere; obteve o primeiro prémio em concursos internacionais na Caltanisseta e Trapani e foi também galardoada no Concurso Internacional Vittorio Gui, em Florença.
Apresentou-se em concerto nos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, República Checa, Eslováquia, Argentina, Tailândia, Sultanato de Omã, Malta, Quirguistão, Peru, Brasil, França, Holanda. Colaborou com muitos compositores na criação de obras e participou em inúmeros projetos da Orquestra Utópica.
Gravou vários discos, entre os quais o «Quarteto para o Fim do Tempo», «Escape», integral de Lopes-Graça para Quarteto e Piano e «Flutuações».
É violoncelista no Quarteto Lopes-Graça, desde a sua criação, no Stretto Duo e no grupo Syrinxello.
Jill Lawson
Pianista de nacionalidade luso-americana, Jill Lawson nasceu no México, em 1974, e cresceu na Bélgica, residindo atualmente em Portugal. Começou a estudar piano aos oito anos em Antuérpia, com Heidi Hendrickx e Levente Kende, mais tarde em Fiesole, Itália, com Maria Tipo, e em Amesterdão, com Jan Wijn.
Entre os numerosos prémios e distinções que obteve em competições nacionais e internacionais, destacam-se o segundo prémio no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, o quarto prémio no Concurso Internacional Schubert, o primeiro prémio no Concurso Cidade da Covilhã, o segundo prémio no Concurso de Interpretação do Estoril, e foi finalista no Concurso Internacional de Piano de Andorra e na Classical Fellowship Awards, da American Pianists Association.
Como solista deu inúmeros recitais e tocou com orquestras de renome na Europa, Estados Unidos e Ásia. Em música de câmara, colaborou com Ilya Grubert, Artur Pizarro, Eleonora Karpukhova, Pavel Gomziakov, David Cohen, Carlos Damas, Martin Sued e Elisabete Matos. Forma o duo Lawson & Lawson, com o irmão Eliot Lawson, violinista, e integra, desde 2021, o Moscow Piano Quartet (Cascais MPQ).
Gravou a obra completa de música de câmara de António Fragoso (2011) e de Frederico de Freitas (2015), as sonatas para violino e piano de Paul Hindemith (2012), os Estudos Sinfónicos Op. 13, de Robert Schumann, e a integral de música de câmara vol. 2, de Joly Braga Santos.
Formulário online
- As reservas deverão ser levantadas na bilheteira do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, no próprio dia, até 30 minutos antes do início do espetáculo. Não havendo levantamento da reserva, a mesma será anulada.
- O número de ingressos a disponibilizar por pessoa pode ser limitado.
Classificação etária M/ 6 anos.
Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)