Crisálida

Outubro 2024
21.30 h

Espetáculo de circo contemporâneo/multidisciplinar, de Daniel Seabra.

Classificação etária: M/ 6 anos.

Projeto de novo circo sobre as questões de género, em «Crisálida», Daniel Seabra desenvolve uma reflexão em torno da pergunta «aos olhos dos outros eu existo antes ou depois do meu género?».

A uma crisálida está inerente um processo de incubação e é em muitas borboletas o estado em que ocorre o processo de crescimento e diferenciação sexual. A partir de aspetos do processo de uma crisálida, fazendo um paralelismo ao crescimento de um ser humano, este criador, que tem no foco da sua pesquisa a fusão do circo com outras linguagens artísticas, assina esta obra em que as questões de género são refletidas por uma dança acrobática e vertiginosamente arriscada.

A técnica circense, o mapeamento de vídeo e algumas experiências visuais são recursos que em palco ajudam a desenvolver questões em torno do ser enquanto indivíduo, do ser social e da criação de novos conceitos que fomentam a descontinuidade da natureza humana. Mais do que respostas fechadas, o espetáculo sugere múltiplos significados, novas sensações e procura aprofundar enigmas.

Este espetáculo nasceu da vontade de explorar o circo como ferramenta de intervenção e de mudança e recebeu contributos de artistas de diferentes áreas, criando um conjunto rico e heterogéneo. Para um espetáculo que não procura impor um significado inequívoco, mas oferecer ao público uma experiência viva, em que tem um papel hiperativo e sensorialmente provocado, contribuem a visão de Pietro Romani, a hipnotizante criação sonora de Miguel De e a instalação de luz simples, mas altamente visual, de Romeu Guimarães.

Natural do Porto, Daniel Seabra iniciou um percurso artístico em 2010, especializando-se em acrobacia aérea pelo Chapitô. Trabalhou como aerealista para Royal Circus, Cirque Pinder e colaborou com companhias como La Fura dels Baus, Companhia da Esquina, entre outras. Em pareceria, desenvolveu trabalhos para a BOCA – Biennial of Contemporary Arts e participou na criação da Companhia Erva Daninha – Savar AM. Em 2018, dirigiu o projeto Fractions of a Whole, para o Festival Imaginarius e estreou «Crisálida», o seu primeiro solo.

Bilheteira

• Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
  • No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
  • Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

* Descontos

• Entrada gratuita: jovens munícipes até 25 anos (inclusive) e para munícipes maiores de 65 anos (inclusive), em ingressos levantados localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
  • 50 % de desconto: trabalhadores das autarquias do Seixal, munícipes, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha do concelho do Seixal, em bilhetes adquiridos localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)

Preço
6 euros (com descontos*)