Eu Fêmea
-
29Sexta-feiraJulho 2022
Espetáculo pelo Teatro do Mar, inserido no programa do Festival Desconcentra.
Classificação etária: M/ 16 anos.
Duração: 20 minutos. O espetáculo decorre em três sessões, com intervalo de 10 minutos entre elas.
Lotação limitada a 20 espetadores por sessão, por ordem de chegada.
Este espetáculo contém efeitos visuais estroboscópicos (strobe).
«Há muito que as mulheres são as esquecidas, as sem voz da História»
Michele Perrot
«Vivo daquilo que os outros não sabem de mim»
Peter Handke
«Eu Fêmea» é um solo curto para uma atriz, uma performance física que decorre dentro de uma estrutura alusiva a um peep show. Limitado a 20 espetadores, munidos de auriculares e inseridos em cabines individuais, o espetáculo assume um carácter particularmente intimista. A atriz, fechada no interior do cenário circular, não tem qualquer contacto físico ou visual com o público.
De registo poético, com uma narrativa de inspiração iconográfica e uma linguagem contemporânea, assente nas narrativas do corpo, «Eu Fêmea» reflete sobre a invisibilidade da mulher ao longo do tempo e a herança histórica e cultural, física e espiritual, que habita hoje o ser feminino. O que é que permanece desse passado e o que é que resiste e se transforma? Que sujeito ou subjetividade existe fora da história e da linguagem, da cultura e das relações de poder?
«Eu Fêmea» é um elogio poético ao feminino, que expõe aspetos menos comuns da vivência e da experiência de ser mulher no mundo contemporâneo e, simultaneamente, incita os espetadores a uma reflexão social e política que possa espoletar mudanças em direção à equidade de género.
O espetáculo contém nudez parcial.
Ficha técnica
Criação e direção: Julieta Aurora Santos | Interpretação: Patrícia Andrade | Cenografia: Luís Santos | Figurinos e adereços: Adriana Freitas | Banda sonora: Tiago Inuit | Construção: Carlos Campos, Luís Mosteias, Luís Santos, Sérgio Vieira | Operação técnica: Luís Mosteias, Luís Santos, Sérgio Vieira.