Folias – Danças Tradicionais Portuguesas Revisitadas
-
20Sexta-feiraDezembro 2024
Espetáculo pelo Ensemble Darcos e Coro Ricercare.
Arranjos e direção musical: Nuno Côrte-Real.
Maestro do coro: Pedro Teixeira.
Classificação etária: M/ 6 anos.
Longe vão os tempos em que a «Política do Espírito», de António Ferro (1895-1956), produziu uma imagem idealizada da arte popular ao serviço propagandístico do Estado Novo, enfatizando a pretensa unidade identitária de um universo rural matizado. Ao longo das últimas décadas, a música e a dança, enquanto expressões da alma, representando a identidade social de uma comunidade, em ambientes marcados pela pobreza, idiossincrasias do universo masculino e feminino, interpenetração do sacro e do profano, exclusivamente assentes na tradição oral, foram sendo expostas à permanente mutação e recriação.
Este fenómeno, que se convencionou chamar de cosmopolitismo, parte da tradição, enquanto legado imaterial transmitido, respeitado mas mutável, identidade e autenticidade, enquanto genuíno e inalterado. Assim, muitos foram os compositores que convocaram discursos musicais externos, conferindo uma dimensão superlativa a este património identitário. Depois do Livro Primeiro, op.12 (versando sobre repertório de norte a sul do país e, ainda, da Galiza) e do Livro Segundo, op.57 (integralmente dedicado ao cante alentejano da cidade de Serpa), chega-nos, em estreia absoluta, o Livro Terceiro do Novíssimo Cancioneiro de Nuno Côrte-Real (n. 1971), dedicado a danças tradicionais portuguesas.
Partindo da folia, dança presumivelmente de origem ibérica, cuja primeira referência surge pela mão do dramaturgo Gil Vicente (c.1465-c.1536), Côrte-Real revisita o fandango, a chula, a chotiça e tantas outras que se configuram como exemplares do pulsar tradicional português.
O concerto integrará ainda temas tradicionais de índole natalícia.
Em palco, estarão 45 artistas, entre elementos do Ensemble Darcos e do Coro Ricercare.
Bilheteira
- Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
-
Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
* Descontos
- Entrada gratuita: jovens munícipes até 25 anos (inclusive) e para munícipes maiores de 65 anos (inclusive), em ingressos levantados localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
- 50 % de desconto: trabalhadores das autarquias do Seixal, munícipes, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha do concelho do Seixal, em bilhetes adquiridos localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)
Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)