Exposição 20 Anos da Rede Social do Seixal - Infância Juventude

Infância e Juventude

A população infantil é um dos grupos mais vulneráveis à pobreza e exclusão social, sendo um dos objetivos da Câmara Municipal do Seixal promover a intervenção social fundamentada em redes e parcerias com vista à otimização dos recursos adequados às necessidades das instituições da infância e juventude.

Ao longo dos 20 anos de existência da Rede Social do Seixal, a autarquia tem apoiado as instituições parceiras das mais diversas formas, nomeadamente através da concessão de apoios financeiros, logísticos e de transporte, ou da cedência de terrenos, construção e requalificação de edificado e execução de projetos de arquitetura, sem os quais as entidades não teriam condições para fornecer as respostas sociais junto das comunidades.

As atividades desportivas, recreativas e culturais também são uma das apostas da autarquia que promove, através de parcerias com coletividades culturais, recreativas e desportivas, períodos de brincadeira, convívio, conhecimento, interação e recreativos diversificados.

Seixal Férias

Nas férias escolares o apoio às famílias na ocupação dos mais novos, em particular durante a pausa escolar de verão, é uma prioridade. Com um programa muito diversificado, que decorre um pouco por todo o concelho, o projeto Seixal Férias apresenta várias propostas nos centros de férias promovidos pelo movimento associativo e pelos serviços municipais. As atividades sugeridas são da responsabilidade da autarquia, clubes, coletividades e associações do município e propõem um calendário para ocupação dos tempos livres de forma divertida e educativa, com ateliês, campos de férias, visitas, atividades desportivas, workshops, entre outras ações de animação.

Colónia de Férias Inclusiva

A Colónia de Férias Inclusiva é um programa de carácter sociocultural e de âmbito concelhio, dirigida a crianças e jovens com e sem deficiência, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, residentes no município do Seixal.

Um dos objetivos desta iniciativa é promover a inclusão e a participação de crianças e jovens num conjunto de atividades lúdicas e culturais, enquadradas num programa de férias que pretende contribuir para a ocupação saudável do tempo livre e para o desenvolvimento pessoal e cívico, privilegiando as crianças que provêm de famílias que apresentem indicadores de vulnerabilidade social.

Outro objetivo passa por promover a prevenção da saúde, garantindo o rastreio médico a todos os participantes, através da apresentação obrigatória de um atestado de saúde por participante, que comprove a robustez física da criança/jovem, bem como a situação regular das vacinas, condição obrigatória para a seleção.

O projeto é realizado em parceria com as instituições que atuam na área da deficiência e da infância da rede solidária do concelho.

Aldeia Natal

A Aldeia Natal é um projeto que decorre durante todo o mês de dezembro e que pretende transmitir a alegria do espírito natalício aos seus visitantes, em especial às crianças.

Na Aldeia Natal, para além da visita obrigatória à Casa do Pai Natal é possível usufruir de inúmeras diversões, como o Trampolim dos Duendes, os Aviões de Natal, a Pista de Gelo, a Roda Gigante, o Carrossel Parisiense, o Comboio com Carril, o Comboio de Natal Turístico, para além de concertos de Natal, pinturas faciais e animação de rua.

Comemoração da convenção dos direitos das crianças

A Convenção dos Direitos das Crianças assinala-se no dia 20 de novembro. O Município comemora esta data com diversas iniciativas, tais como visitas a espaços culturais e lúdicos e jogos diversos, em parceria com a comunidade escolar e as entidades parceiras no terreno.

Fim à exploração e trabalho infantil

Uma das maiores preocupações do município do Seixal é a exploração e o trabalho infantil, tanto ao nível do concelho como a nível nacional e internacional.

A Rede Social do Seixal através das entidades parceiras, tem efetuado trabalho no terreno junto das comunidades mais desfavorecidas de forma a prevenir e a erradicar o problema.

Para além de programas de intervenção comunitária diversificados em contextos mais problemáticos, são efetuadas sessões de sensibilização na e com a comunidade escolar, de forma a evitar ou a detetar estas práticas.

Num plano mais alargado, o município integra organizações que desenvolvem ações mais abrangentes, contribuindo com a sua colaboração e recursos para o sucesso das mesmas.

Apoio às crianças e famílias

A Câmara Municipal do Seixal tem estabelecido parcerias no âmbito do apoio e proteção das crianças. Esse trabalho tem sido desenvolvido com maior enfoque no âmbito da Rede Social do Seixal.

Os parceiros que trabalham na área da infância e juventude estão no terreno a desenvolver um trabalho de apoio no acesso à saúde, à educação, à alimentação, à habitação, à cultura, ao desporto, entre outros.

Formalizada através da Lei n.º 147/99, de 01 de Setembro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – CPCJ do Seixal é uma das entidades mais pró-ativas na resposta à comunidade e é um dos parceiros mais ativo da Rede Social do Seixal na área infantil e juvenil.

A CPCJ do Seixal é uma comissão da rede nacional e tem como objetivo a proteção dos direitos das crianças e jovens até aos 18 anos residentes no concelho. A CPCJ intervém quando não é possível às famílias, ou às entidades com competência em matéria de infância e juventude existentes no concelho, atuar de forma adequada e suficiente de forma a remover o perigo em que as crianças ou jovens se encontrem.

O apoio às famílias é efetuado das mais diversas formas, designadamente através da distribuição de cabazes alimentares, do fornecimento de refeições, de medicamentos, de cuidados médicos e de apoio psicológico.