Exposição 20 Anos da Rede Social do Seixal – Pessoas Idosas

Pessoas idosas

 

No concelho do Seixal existem cerca de 30 000 pessoas idosas, que representam mais de 20 % da população residente. A sua presença e dinamismo são constantes e refletem-se nas instituições e nas atividades em que participam.

Esta área tem sido uma das prioridades do município, através da intervenção social fundamentada em redes e parcerias.

A população residente no município do Seixal encontra-se cada vez mais envelhecida e existem pessoas idosas a residir sozinhas sem qualquer acompanhamento familiar, contando apenas com o apoio das associações de reformados do concelho nas valências de centro de dia e apoio domiciliário. De acordo com a carta social do município, estas respostas não conseguem acudir a todos os pedidos, sendo uma preocupação da Câmara Municipal do Seixal reforçar o apoio na resolução desta questão.

Nesta área de intervenção, as associações de reformados, pensionistas e idosos têm um papel muito importante, contribuindo ativamente nos projetos de parceria. Juntos, a Câmara Municipal do Seixal e os seus parceiros intervêm em áreas tão díspares como a cultura, a saúde e o apoio a pessoas em situação de dependência física, mental e/ou social.

Anualmente, em outubro, o Seixal comemora o Mês das Pessoas Idosas com um conjunto de atividades que envolvem toda a população. A 10 de junho, a importância e participação destes munícipes ganha destaque nas comemorações do Dia Municipal do Idoso.

A autarquia, no âmbito da Rede Social do Seixal, tem vindo a apoiar as entidades da área das pessoas idosas nas suas mais diversas necessidades. Os apoios são efetuados através de financiamentos, elaboração de projetos, submissão e acompanhamento de candidaturas a fundos estruturais e comunitários, construção e requalificação de edificado, transporte entre outros.

Projetos

Idade +

Este projeto pretende desenvolver e concretizar formas de ocupação criativa para a participação da população idosa, criando espaços intergeracionais e de partilha cujos interesses não se comprometem com as tradicionais formas de apropriação do espaço e do lazer, possibilitando assim, não só o aumento da autoestima e o combate ao isolamento, como também sensibilizar a comunidade em geral para o papel do grupo alvo no desenvolvimento e organização social, económica e política.

Avós, Contem-me Uma História

Este projeto assume-se como um grande contributo na recolha de histórias, transmissão de conhecimento, experiência e vivências e na preservação do património cultural.

Através da articulação com as escolas, instituições da infância e outras, os idosos contadores de histórias deslocam-se ao local e dinamizam o momento do conto.

Programa TECLAR

O Programa TECLAR é uma atividade de informática para pessoas idosas e com mobilidade reduzida que tem como principal objetivo desconstruir preconceitos relativamente ao uso das tecnologias de informação e comunicação. Pretende-se que durante as sessões os participantes fiquem familiarizados com equipamentos e programas, adaptando-os às suas necessidades.

Este projeto pretende dotar de competências informáticas e combater a infoexclusão das pessoas idosas. É desenvolvido em parceria pela R@to – Associação para Divulgação Cultural e Cientifica (ADCC), pela Câmara Municipal do Seixal e pelas associações de reformados, pensionistas e idosos do concelho do Seixal.

O conceito de intergeracionalidade e partilha de experiência com os jovens é efetivo neste programa, uma vez que as formações são ministradas por jovens da associação. Ao longo do programa conseguimos constatar a construção de relações de amizade, confiança e de retribuição por parte dos participantes, com o seu empenho e vontade de continuar a evoluir numa área considerada por eles como fundamental no seu quotidiano.

O Programa Teclar realiza-se na Oficina da Juventude de Miratejo, onde funciona a sede da R@TO. Para participar basta residir no município e ter mais de 60 anos. No caso das pessoas com mobilidade reduzida, os formadores deslocam-se até a habitação das mesmas.

Programa Continuar

O Programa Continuar visa sobretudo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas que residem no município com o objetivo de se criarem mais oportunidades de participação através do movimento desportivo para a saúde instituído no município no âmbito do projeto Seixal Saudável.

A realização de atividades direcionadas para as pessoas idosas, com o desenvolvimento do Projeto de Desporto Sénior, é um veículo apelativo para potenciar a sua participação. Este projeto é gratuito e pretende também impulsionar a continuidade do trabalho realizado ao longo dos anos com o movimento associativo desportivo.

As atividades desenvolvidas são natação, boccia sénior, caminhadas, atletismo, ténis de mesa, malha, jogos tradicionais, entre outras.

Programa Amarte

Tem como objetivo a criação de atividades socioculturais dentro e fora deste território, que permitem a ligação entre diferentes públicos, desconstruindo estereótipos e lançando pontes individuais e institucionais, promovendo assim um processo de reciprocidade, coexistência e reconhecimento de pessoas, projetos e produtos periféricos e centrais, normalizados e transgressivos, alternativos e padronizados, evidenciando o carácter universal da arte e criatividade.

Carateriza-se pelo desenvolvimento junto de públicos da infância, juventude e população idosa, através do trabalho intergeracional na área das artes, do desporto, da cultura e da educação, da consciência individual e coletiva, promovendo a construção de projetos de vida, sejam estes de profissionalização, participação cívica, comunitária ou de valorização pessoal.

Estes objetivos pretendem ser alcançados, através da dinamização de reuniões de trabalho, planeamento e organização de colóquios e seminários sobre temas atuais consideradao relevantes para o conhecimento e sensibilização dos participantes, nomeadamente na área da saúde, igualdade de género e oportunidades, alimentação saudável e outras.

Teatro Sénior (Des)dramatizar

O Projeto Municipal de Teatro Sénior (Des)dramatizar conta com a participação das associações de reformados, pensionistas e idosos do município do Seixal e procura desenvolver a ocupação criativa dos seniores como um meio de combater o isolamento, a depressão e a promoção da interação física e mental, possibilitando aos participantes uma experiência em grupo, sensibilizando a comunidade em geral para o seu papel no desenvolvimento social.

A vivência do teatro de dentro para fora permite às pessoas idosas descobrirem como a procura e a construção das personagens ajuda a desbloquear e a experimentar/exercitar sentimentos escondidos, ou timidamente revelados e a promover o autoconhecimento.

Nas atividades realizadas todos os participantes integram um projeto de teatro comum em que desempenham um papel específico e individual, em unidade com o grupo, que resulta na peça final, o espetáculo.

O teatro apresenta-se, assim, como um instrumento que desperta nos idosos o interesse pela vida e pelos seus mecanismos, que proporciona um relacionamento intenso entre os participantes e outros grupos etários.

Enquanto projeto de intervenção comunitária, concorre para o desenvolvimento de competências relacionais, sociais, culturais, artísticas e pessoais através das artes performativas.

Mês das Pessoas Idosas

Outubro é o Mês das Pessoas Idosas, pelo que é celebrado com um conjunto de iniciativas que decorrem por todo o município do Seixal, com o objetivo de dar visibilidade à população mais idosa e ao seu papel na dinâmica concelhia, incentivar o envelhecimento ativo e promover atividades e debates sobre o envelhecimento e as suas questões, que facilitem inclusive o convívio intergeracional.

Esta celebração surge integrada nas políticas sociais desenvolvidas ao longo do ano pela autarquia, juntamente com os seus parceiros da Rede Social, com o propósito de contribuir para um aumento da qualidade de vida e da participação cívica dos munícipes desta faixa etária.

As iniciativas desenvolvidas englobam áreas como o desporto, a promoção das competências informáticas, os eventos festivos, os passeios culturais e recreativos, a interação com entidades com objetivos diferentes, em particular as da infância, entre outras.

Ementas Saudáveis com Receitas Antigas

O projeto Ementas Saudáveis com Receitas Antigas é uma iniciativa de mostra gastronómica em que participam as associações de reformados, pensionistas e idosos do concelho, com o objetivo de incentivar e valorizar os saberes tradicionais da gastronomia portuguesa.

O objetivo é sensibilizar e promover hábitos alimentares saudáveis, o intercâmbio entre as várias associações de idosos e valorizar a cultura gastronómica portuguesa.

Nos últimos anos, a iniciativa tem integrado eventos de carácter mais abrangente, como a Semana Social, a Feira das Descobertas – o Social em Ação, o Encontro de Inclusão e Arte e o Maio Social.

Linha 65 – Projeto de apoio à Terceira Idade e a Pessoas Dependentes do Seixal

Tendo surgido como resultado de uma candidatura apresentada no âmbito dos Projetos Inovadores, desenvolvidos em 2010 pela Câmara Municipal do Seixal, este projeto tem como objetivo principal prevenir maus tratos físicos e psicológicos a pessoas idosas e dependentes e é desenvolvido pela CRIAR-T Associação de Solidariedade.

A Linha 65 presta apoio a pessoas idosas e/ou em situação de dependência ou de isolamento, na sinalização e denúncia de maus tratos, situações de violência doméstica e outras situações de risco.

Presentemente o projeto conta com uma parceria constituída pela CRIAR-T – Associação de Solidariedade, entidade promotora do projeto, a Câmara Municipal do Seixal, a Segurança Social, a Junta de Freguesia de Amora, a Junta de Freguesia de Corroios, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro, a União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal/Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal e a Divisão Policial do Seixal. O Ministério Público constitui-se como a entidade colaboradora neste projeto.

Projeto Um Livro, Um Amigo

No âmbito da resposta do projeto Cesviver, dinamizado pela Casa do Educador do Seixal, foi desenvolvido o projeto Um Livro, Um Amigo, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, que pretende dar a conhecer obras literárias numa perspetiva de contribuição para a literacia dos mais idosos num formato abrangente e na perspetiva de mitigação do isolamento e da solidão. São trabalhadas as histórias contadas no livro, é desenvolvido o conhecimento sobre a vida dos autores e é promovida a visita a locais históricos que contribuam para uma melhor compreensão das obras.

A título de exemplo, foi efetuada uma visita de estudo ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, com o objetivo de proporcionar um melhor conhecimento acerca da manufatura dos famosos tapetes de Arraiolos, assim como das lendas a eles associadas.

Dia Municipal das Pessoas Idosas do concelho do Seixal

O Dia Municipal das Pessoas Idosas é comemorado no dia 10 de junho e integra um conjunto de atividades desportivas, lúdicas, de convívio e animação cultural, tendo em vista valorizar a população idosa do concelho.

A iniciativa é promovida em parceria pela Câmara Municipal do Seixal e pela União das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho do Seixal, com o objetivo de oferecer um programa que valorize a pessoa idosa na comunidade, através da mostra de atividades realizadas em projetos municipais, designadamente no âmbito do movimento associativo para idosos.

Conheça os parceiros do Conselho Local de Ação Social do Seixal

Está aqui