Ecomuseu Municipal do Seixal

O Ecomuseu Municipal do Seixal (EMS) tem por missão investigar, conservar, documentar, interpretar, valorizar e difundir testemunhos do Homem e do meio, reportados ao território e à população do concelho, com vista a contribuir para a construção e a transmissão das memórias sociais e para um desenvolvimento local sustentável. 

A Câmara Municipal do Seixal criou e abriu ao público o Museu Municipal do Seixal, em 1982, em instalações localizadas na Torre da Marinha (Arrentela). Em 1983, é denominado por Ecomuseu, assumindo como linhas estruturantes da sua programação a atividade referente ao território concelhio, a conservação dinâmica do património, sempre que possível in situ, e a interação com formas de participação da população e das comunidades na vida municipal.

Funcionalmente, baseia-se na gestão integrada de serviços, por que se reparte uma equipa permanente de cerca de 30 pessoas, abrangendo a investigação, a documentação, a conservação, a exposição, a difusão e a educação, centradas num vasto acervo museológico e num património muito diversificado.

Territorialmente, o EMS integra oito sítios (cinco núcleos museológicos e três extensões). Os núcleos são sítios ou espaços de propriedade e tutela municipais, musealizados ou com aproveitamento museológico atual ou programado. As extensões são sítios ou patrimónios integrados em espaços de tutelas mistas, com parcial aproveitamento museológico.

Contactos
Ecomuseu Municipal do Seixal
Praça 1.º de Maio, n.º 1
2840-485 Seixal

 

Telefone 210 976 112
Email

Documentos: 
Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu
Circuito da Pólvora Negra
Ecomuseu Municipal do Seixal
Ecomuseu Municipal do Seixal - Núcleo da Mundet
Ecomuseu Municipal do Seixal - Núcleo Naval de Arrentela
Espaço memória - Tipografia Popular do Seixal
Moinho de Maré de Corroios
Património Industrial – projecto IH4Future
Quinta do Rouxinol: Uma Olaria Romana no Estuário do Tejo (Corroios/Seixal)

Partilhar

Está aqui