Andrew Cyrille, William Parker & Enrico Rava
-
20Sexta-feiraOutubro 2023
Festival Internacional SeixalJazz 2023
Andrew Cyrille: bateria
William Parker: contrabaixo
Enrico Rava: fliscorne
Ao mesmo tempo que estudava ciências, Andrew Cyrille dedicava as noites à bateria, tocando jazz em alguns clubes. Foi a partir de 1958 que iniciou estudos formais em bateria e composição, primeiro com Philly Joe Jones e, mais tarde, na Juilliard School e na Hartnett School of Music. Andrew Cyrille é considerado, hoje, um dos percussionistas mais criativos e versáteis do jazz moderno, desenvolvendo a sua atividade quer num contexto mais convencional, quer em projetos mais vanguardistas. Da sua longa carreira, destaca-se a colaboração de mais de uma década com Cecil Taylor, período durante o qual se afirmou como um dos mais notáveis bateristas de jazz, em particular no que se refere à improvisação.
Apesar dos seus primeiros instrumentos terem sido o trompete e o trombone, William Parker dedicou-se ao contrabaixo, tendo estudado com Richard Davis, Art Davis, Milt Hinton, Wilber Ware, Jimmy Garrison e Paul West. Durante a sua carreira, Parker gravou mais de 150 álbuns, teve inúmeras aparições célebres em palco e ajudou a moldar a cena do jazz, tanto para os seus pares como para os mais jovens. É autor de uma das mais sólidas, abrangentes e criativas obras no âmbito do free jazz e da música improvisada nas últimas décadas. Trabalha em todo o mundo, mas regressa sempre ao Lower East Side de Nova Iorque, onde vive desde 1975.
Enrico Rava nasceu em 1939, em Itália. Começou no trombone, mas cedo enveredou pelo trompete depois de ouvir Miles Davis quando tinha 10 anos. Aprendeu-o de forma autodidata ao tocar em clubes de jazz em Turim. Nos anos 1960, muda-se para Nova Iorque, o local onde estavam os seus ídolos. Foi lá que despontou na cena jazzística e encontrou a sua linha musical, tocando com Roswell Rudd, Cecil Taylor, Charlie Haden, Carla Bley e a Jazz Composer's Orchestra, entre outros. Aliás, foi nos Estados Unidos da América que desenvolveu a parte mais significativa da sua carreira. Nos seus longos anos de carreira como trompetista e compositor, produziu mais de uma centena de gravações, sendo atualmente o músico de jazz italiano mais conhecido e apreciado internacionalmente.
«2 Blues for Cecil», álbum que homenageia o pianista Cecil Taylor, com quem estes três veteranos do jazz nova-iorquino tocaram, é a base do concerto que apresentam no SeixalJazz. Além de refletir as memórias de cada um deles aquando da partilha de palco com Cecil Taylor, este trabalho foi considerado um dos melhores álbuns de 2022 por diversas publicações da especialidade, como a norte-americana The New York City Jazz Record ou a nacional jazz.pt.
Bilheteira
- Na Ticketline e locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- A bilheteira do Auditório abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
Bilhete único: 12 euros (25 % de desconto para jovens até 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal).
Assinatura de bilhete único: 60 euros (6 dias).
Reservas/informações Ticketline
- Ligue (24 horas) 1820
- A partir do estrangeiro ligue +351 217 941 400
Facebook SeixalJazz
Twitter SeixalJazz
Instagram SeixalJazz
Flickr SeixalJazz
Deezer SeixalJazz