Plano Educativo Municipal comemora 40 anos

16 Out '23

A Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, na Quinta da Fidalga, acolheu na passada sexta-feira, 13 de outubro, a apresentação pública do Plano Educativo Municipal (PEM) 2023-2024, que este ano celebra 40 anos, um marco na defesa e valorização da escola pública.

Para o ano letivo 2023-2024 o tema do PEM associa-se às comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, com o lema «25 de Abril Sempre!» e no final da sessão, que foi dirigida à comunidade educativa, a vereadora do Pelouro da Educação, Maria João Macau, referiu que após estes 40 anos, o concelho do Seixal «tem as melhores condições: um parque escolar inovador, mais confortante e seguro, com a possibilidade de crescer e fazer com que as nossas crianças criem outras competências e tenham realmente condições de aprendizagem totalmente diferentes de quando iniciámos o nosso Plano Educativo Municipal».

Para Maria João Macau, este projeto municipal representa ainda «um desafio e, ao mesmo tempo, um estímulo para que continuemos a trabalhar os valores do 25 de Abril, através da construção do nosso plano educativo», um instrumento estruturante da intervenção da Câmara Municipal do Seixal na área da educação e que continua a assumir o seu papel fundamental ao serviço da comunidade escolar.

Esta nova edição do PEM contém 11 programas de apoio e mais de 120 projetos, acessíveis através de um site intuitivo, permitindo aos professores, educadores e alunos de todos os níveis de ensino realizar um conjunto de projetos em áreas tão diversificadas como o património, a leitura, o ambiente, a saúde, a cidadania, o desporto e os tempos livres, proporcionando à comunidade educativa a vivência de novas experiências.

No último ano letivo, cerca de 18 mil alunos frequentaram os 53 estabelecimentos de ensino, números desafiantes para os quais é preciso trabalhar com empenho e rigor, todos os dias. E a câmara municipal tem feito um forte investimento na requalificação do parque escolar e na construção de novas escolas e jardins de infância.

Juntos vamos continuar a fazer deste concelho uma referência na área da educação.

BOM ANO LETIVO para toda a comunidade educativa!