Jornal Interescolar destaca o 25 de Abril

21 Maio '24

O lançamento da 10.ª edição do Jornal Interescolar, este ano com o tema «25 de Abril Sempre!» decorreu no dia 17 de maio, no recinto da Feira de Projetos Educativos, no Parque Municipal do Serrado.

Este ano letivo, pela primeira vez, participaram no projeto todos os agrupamentos e escolas secundárias da rede pública do concelho do Seixal.

O Jornal Interescolar é um projeto integrado no Plano Educativo Municipal e os alunos trabalharam textos jornalísticos, como entrevistas, noticias e reportagens, ilustração e fotografia, conteúdos em que falaram sobre a importância da Revolução de 1974, ao longo das 28 páginas do jornal abordaram o que aprenderam sobre o antes e depois do 25 de Abril. O retrato de uma sociedade fechada e com medo da censura, as portas da liberdade que Abril abriu e os valores conquistados foram alguns dos temas tratados. Alguns alunos entrevistaram os avós que lhes contaram como era o dia-a-dia e o que mudou com a Revolução.

A vereadora do Pelouro da Educação, Maria João Macau, saudou os participantes na edição e referiu que «este é um projeto que estimula um olhar atento à realidade, cria sentido crítico e permite a participação ativa dos alunos na vida das suas escolas».

Consulte a edição n.º 10 do Jornal Interescolar (PDF 3,21 MB).