Seixal Green Market nos dias 1 e 2 de junho

27 Maio '24

Nos próximos dias 1 e 2 de junho, sábado e domingo, o Parque Urbano do Seixal acolhe a primeira edição do Seixal Green Market, o novo ecomercado de rua do concelho, que passará a acontecer no primeiro fim de semana de cada mês.

Este é um mercado com um conceito muito próprio e que reúne uma seleção de marcas, produtores agrícolas, associações, artesãos e artistas que querem criar um mundo melhor. Produtos da horta acabados de colher, cosmética natural, artesanato com materiais reciclados, plantas para a sua casa e jardim; mel, azeite e outros produtos da terra, brinquedos ecológicos e artigos ecológicos para uso diário são algumas das muitas sugestões que poderá encontrar à venda neste mercado original.

O Parque Urbano do Seixal ficará ainda mais verde e este será o ponto de encontro entre produtores e consumidores num espaço que conta com áreas de pomar e olival, bem como a área de bosque de sobreiros e carvalhos, com mesas, miradouros, zonas de estadia e caminhos ao longo dos mais de cinco hectares, com uma vista privilegiada para a Baía do Seixal e para Lisboa.

O Seixal Green Market pretende assim ser um espaço de divulgação de projetos locais e regionais inspiradores e que promovam um modo de vida mais sustentável e consciente. O evento inclui uma zona de comidas saborosas e saudáveis, com um programa de animação e eco-oficinas gratuitas.

Programa de atividades

Sábado, dia 1 de junho

Demonstração de Capoeira
10.30 horas

Vamos abrir o Seixal Green Market com ritmo e boa energia!

Venha assistir e conhecer melhor esta modalidade originária do Brasil que mistura arte marcial com dança e música. Um verdadeiro espetáculo de movimento e música trazido pelo Grupo Muzenza, responsável pela modalidade de Capoeira no concelho do Seixal.

Eco-oficina Panos De Cera de Abelha
Das 11.30 às 12.30 horas

Chega de embrulhar alimentos com alumínio e plástico

Nesta oficina vai aprender que, com tecidos 100% algodão e cera de abelha, o seu mundo das embalagens vai mudar para melhor Aprendera como e simples e funcional esta alternativa sustentável que mantém seus alimentos frescos, eliminando a necessidade de produtos descartáveis e reduzindo a exposição a substâncias químlcas nocivas presentes noutro tipo de embalagens

Oficina com limite máximo de 20 participantes e não é necessária inscrição prévia.
Dinamização: Aromas da Dinha

Eco-oficina Plantar Saúde
Das 15 às 16 horas
Uma oficina prática em que pode saber mais sobre como plantar vegetais e leguminosas, com técnicas sustentavels.

Aprenda também sobre os benefícios nutricionais de produzir os seus próprios alimentos, criando a sua própria horta, mesmo num pequeno espaço em casa.

Cada participante terá oportunidade de levar para casa o exemplar que escolher plantar, pronto para iniciar a sua horta!

Oficina com limite máximo de 20 participantes e não é necessária inscrinção previa.
Dinamização: Let It Bee

Viva o Parque Metropolitano da Biodiversidade | Alimentação  Sustentável . Alimentação Saudável
Ao longo do dia

Conheça melhor o Parque Metropolitano da Biodiversidade. o pulmão verde do Seixal.

Terá ainda informações sobre como tornar a sua alimentação mais saudável e sustentável melhorando a sua saúde e diminuindo o impacto no ambiente.

Sem limite máximo de participantes e não e necessita inscrição prévia.

Domingo, dia 2 de junho

Flashmob de Hip Hop para Crianças
10.30 horas

Uma performance  a não perder, feita por dezenas de crianças, cheia de ritmo e boas vibrações para começar bem o dia.

Dinamização: Renew Dance Academy

Pára, Escuta e Lê
15 horas

Vem ao Green Market do Seixal com a tua familia, ESCUTA uma história sustentável e LÊ ! Partilha com os outros a tua leitura,  faz a tua própria história e deixa a tua marca!

Leitura do Livro "Maria do Mar e o Misterioso Desaparecimento da Sereia Guerreira" (de Sónia Sousa Ell e com a Ilustração de Osvaldo Medina), dinamizado por Sónia Sousa ELL do Projeto Quando +1 é =-1

Eco-oficina Lanches Saudáveis, Sustentáveis e … Deliciosos

Das 16 às 17 horas

Convidamos crianças e pais a participarem numa atividade divertida e saborosa em que podem conhecer e experimentar novas combinações para um lanche delicioso e ao mesmo tempo saudável e sustentável.

Neste workshop, vamos explorar combinações deliciosas de purés de fruta, com uma variedade de produtos e ingredientes, como iogurte vegetal fruta, granola. panquecas e muito mais.

Cada participante lera disponíveis todos os ingredientes, para que se possa descobrir e degustar a sua mistura preferida.

Oficina com um máxlmo de 20 participantes e não é necessária inscrição prévia.
Dinamização: Papinhas do Sebastião

Roda Livro Itinerante
Ao longo do dia

Urna bicicleta especial leva livros e cultura a quem passa pelo Seixal Green Market. Pode comprar livros ou trazer os seus livros para doar ou trocar.

Dinamização: Projeto Cultural Roda Livro Itinerante.

Viva o Parque Metropolitano da Biodiversidade | Alimentação Sustentável . Alimentação . Saudável
Ao longo do dia

Sem limite máximo de participantes e não e necessita inscrição prévia.

Roda da Prevenção
Ao longo do dia

Ação de sensibilização e Informação sobre a importância de uma alimentação mais saudável e também sobre os cuidados a ter com a pele, sobretudo nesta altura do ano.

Sem limite máximo de participantes e não necessita de inscrição prévia.

Dinamização: Câmara Municipal do Seixal e Delegação do Seixal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Banca de Oferta de Livros
Ao longo do dia

Ação de promoção das atividades da Biblioteca Municipal para a comunidade munícipe. em que se fará oferta de livros que não são possíveis de integrar no seu fundo documental e que assim poderão ganhar uma nova vida.

Dinamização: Câmara Municipal do Seixal

O Seixal Green Market  uma organização conjunta entre a Câmara Municipal do Seixal e a Mizuca – Oficina de Coisas.

Mais inormações
Facebook | Instagram