Onde o Vento Não Sopra

Novembro 2024
21.30 h

Espetáculo pela Companhia de Dança Contemporânea de Angola, com coreografia de Ana Clara Guerra Marques.

Classificação etária: M/ 12 anos.

«Na areia molhada lia-se, aos saltos, o retrato às ordens da lua (…) Sempre que o sol subia o chão era devolvido ao mar» (F. Ningi)

Abordando os terrenos da emigração, a peça Onde o Vento Não Sopra propõe-nos um olhar sobre a complexidade das conexões humanas na construção de uma teia que se entrelaça em diferentes direções.

A viagem, a apropriação e a expropriação; a adaptação e a negociação entre as diferentes culturas, bem como a povoação de espaços geográficos e culturais comuns, geram novos processos identitários; e a casa como metáfora da intimidade e do porto seguro, mas em risco de desmoronamento permanente, tal como os projetos em tempo de guerra, em que a incerteza impõe a obrigação de viver «um dia por dia».

Recorrendo a um alfabeto de interpretações múltiplas e multiplicadas construído por eles próprios, os bailarinos contam as suas e as histórias de outros, narrando experiências por vezes únicas, por vezes partilhadas. Os seus discursos remetem-nos para as imagens que, diariamente, nos franqueiam a porta e nos apresentam pessoas em trânsito constante, transportando em trouxas o sonho de uma vida perfeita ou a esperança de um regresso futuro. Entradas, saídas, humilhações, fronteiras e perseguições são alternadas com longas pausas para contar as estrelas e pensar se a viagem terá um fim.

Enquanto fenómeno complexo que reflete, em simultâneo, as desigualdades e as interconexões globais, a peça propõe a discussão sobre como a emigração conduz ao desafio de se encontrar um equilíbrio que harmonize a presença de outros universos com as sociedades de acolhimento, criando condições para uma coexistência harmoniosa e próspera. Apesar dos diálogos frequentemente sobrepostos e das contradições geradas pela diferença, há sempre uma letra comum que se repete em cada linguagem.

Se formos capazes de compreender as causas e respetivas consequências desta «transfronteiridade», estaremos aptos para integrar, como forma de promover o desenvolvimento sustentável e como prática para construir o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades de todos.

Ana Clara Guerra Marques
Luanda | 2024

Bilheteira

• Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
  • No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
  • Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

* Descontos

• Entrada gratuita: jovens munícipes até 25 anos (inclusive) e para munícipes maiores de 65 anos (inclusive), em ingressos levantados localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
  • 50 % de desconto: trabalhadores das autarquias do Seixal, munícipes, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha do concelho do Seixal, em bilhetes adquiridos localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)

6 euros (com descontos*)