Manu Chao acústico no Festival do Maio

18 Jun '24

O concerto acústico de Manu Chao é este ano o grande destaque do Festival do Maio, a decorrer nos dias 19 e 20 de julho, no Parque Urbano do Seixal, para duas noites de concertos que trazem ainda a palco a banda espanhola Eskorso, uma referência da música de fusão, Marcelo D2, um dos maiores artistas do rap brasileiro, e o multifacetado Eu.Clides, músico nascido em Cabo Verde e que cresceu em Portugal.

A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço. As portas do Parque Urbano do Seixal abrem às 19 e os concertos terão início a partir das 21 horas.

Manu Chao é um nome maior da chamada música do mundo e um desejo que a produção do festival «persegue» desde a sua primeira edição. Artista diferenciado, é reconhecido pelos seus vários êxitos, de que se destaca «Clandestino», e ainda por apoiar iniciativas pacíficas e culturais por todo o mundo. No dia 19 de julho, sexta-feira, abre o Festival do Maio com um espetáculo integralmente acústico, conduzido por novos temas, bem como os «de sempre» e «lo peor de la rumba». O músico francês terá ao seu lado o guitarrista argentino Lucky Salvadori e o galego Miguel Rumbao, nos bongos.

Os concertos do Festival do Maio continuam no dia 19 de julho com a lendária banda espanhola, de Granada, Eskorzo, um projeto com quase 30 anos e que funde estilos tão diversos como a música latina, o rock, o ska, o funk e ritmos africanos, o que faz das suas atuações ao vivo momentos inigualáveis.

No dia 20 de julho, sábado, sobe ao palco Eu.Clides, o músico que tem cativado audiências com a sua mistura única de géneros musicais, uma experiência sonora cativante, que mescla influências que vão da música clássica à eletrónica, passando pela música cabo-verdiana e o gospel.

A encerrar esta edição do festival, um dos maiores artistas do rap brasileiro, Marcelo D2 que, depois do enorme êxito da sua passagem por Portugal em 2022, regressa este ano com novos concertos inseridos na digressão europeia IBORU Euro Tour, a qual apresenta uma nova estética musical, na qual a «potência do rap é levada pela primeira vez para o terreiro sagrado do samba».

O Festival do Maio chega à 5.ª edição e continua amplamente reconhecido por promover um discurso de intervenção. À semelhança das edições anteriores, serão produzidos videopoemas, com artistas de diferentes áreas a dizer poesia, que pontuarão os intervalos entre as atuações do palco principal.

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal e integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com parceria media da Antena 3 e do Sapo.