Novos autocarros no Seixal

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12 Abr '22

Mais viagens, mais carreiras e novas ligações já a partir de julho, com o arranque da operação da Carris Metropolitana no município do Seixal, que envolve um investimento anual de 2 milhões de euros por parte da autarquia, num total que ascende já a 8 milhões de euros, destinados a novos autocarros e ao passe social.

A Carris Metropolitana, nova operadora de transporte rodoviário da Área Metropolitana de Lisboa (AML), irá compreender todos os serviços e linhas intermunicipais, assim como o serviço e linhas de 15 dos 18 municípios da AML, com uma frota de autocarros completamente renovada e uma melhoria notável no serviço prestado, com linhas adicionais e novos percursos.

O resultado desta verdadeira revolução será uma melhor mobilidade urbana para todos, com mais conforto, mais fiabilidade, mais frequência e uma cobertura mais abrangente do território, com 339 novos autocarros a servir o concelho.

No dia 1 de julho, chegará a nova frota de autocarros amarelos ao Seixal, integrando 15 linhas municipais com 719 circulações em dias úteis, 40 linhas intermunicipais e 1147 circulações em dias úteis. Até janeiro de 2023, entrarão em funcionamento mais mais 7 linhas municipais e 11 linhas intermunicipais.

O que se mantém e o que muda a partir de 1 de julho de 2022

 

Novos tipos de linhas

Vão existir vários tipos de linha à disposição para chegar ao destino de uma forma mais rápida e prática. As linhas da antiga Sul Fertagus mantêm-se iguais nos percursos e nos horários, apenas muda a numeração.

Existem linhas que foram adaptadas, com passagens por mais locais, e outras que são totalmente novas. É o caso da Circular do Seixal ou da Circular de Fernão Ferro, que não existiam, e que fazem percursos apenas dentro de determinada área. São as chamadas Linhas Próximas, para as voltas do dia a dia.

Existem ainda as Linhas Longas, para viagens de maior distância, a Linha Rápida, com percursos pela auto-estrada, ou a Linha Inter-Regional para viajar para fora da Área Metropolitana de Lisboa.


Nova numeração / conversor de linhas

Os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa foram divididos em quatro áreas geográficas. O Seixal pertence à área 3, juntamente com Sesimbra e Almada. Por isso, a numeração dos autocarros nestas áreas começa com o número 3.

Existe um conversor de linhas em carrismetropolitana.pt que permite, entre outras possibilidades, introduzir o número do autocarro em vigor até 1 de julho, para se ficar a saber qual o novo número, e ainda o respetivo percurso.

Pesquisas disponíveis no conversor (nos exemplos abaixo foi introduzido o número da linha 184, que a partir de 1 de julho corresponderá à linha 3111):


O conversor permite igualmente a pesquisa das novas linhas por município:


Carreiras com início/fim ou paragem em interfaces de transportes

Consulte aqui o mapa representativo da rede Carris Metropolitana no concelho do Seixal, onde estão destacadas as carreiras que iniciam/terminam ou têm paragem nas estações de Corroios, Foros de Amora, Fogueteiro e Coina, bem como no Terminal Fluvial da Transtejo, no Seixal.


Lista de linhas em funcionamento a partir de 1 de julho de 2022, e adicionais, a partir de janeiro de 2023

Consulte as linhas em funcionamento a partir de 1 de julho, com indicação da antiga e da nova numeração, e conheça também as linhas adicionais, que entrarão em funcionamento até janeiro de 2023.


Horários

Consulte os horários em vigor a partir do dia 1 de julho no concelho do Seixal. Estes horários serão realizados de acordo com o «Periodo de Verão», pelo que será esta a oferta de serviços que deve consultar para programar as suas viagens.


Passes / bilhetes / tarifário

  • Continuará a ser possível utilizar as diferentes tipologias do Passe Navegante, da mesma forma que anteriormente, e ao mesmo preço;
  • Os descontos Navegante +65, Família, 12 anos, 4-18, sub23 e Social+ mantêm-se;
  • Quando tiver de renovar o seu cartão Lisboa Viva (cartão em que carrega o passe ou os bilhetes), este será substituído pelo cartão Navegante. Mas enquanto estiver dentro do prazo de validade, o cartão Lisboa Viva poderá ser utilizado sem problemas;
  • O saldo carregado nos cartões mantém-se e pode continuar a utilizá-lo na Carris Metropolitana;
  • O preço dos bilhetes foi uniformizado para toda a Área Metropolitana de Lisboa, acabando com 902 tipologias de bilhetes que existiam anteriormente;
  • Vai poder continuar a comprar bilhetes a bordo dos autocarros, mas a compra de bilhetes pré-pagos é sempre uma boa opção.

Tarifário e outras informações em carrismetropolitana.pt


Espaço Navegante

Na Rua Joaquim Valentim Correia, n.º 7, na Cruz de Pau, estará a funcionar, a partir de 27 de junho, um Espaço Navegante destinado ao atendimento presencial de utentes, onde será possível:

  • Transmitir informação sobre o serviço de transporte prestado na Carris Metropolitana;
  • Garantir o serviço de venda e carregamento de títulos de transportes e respetivos cartões;
  • Assegurar o serviço pós-venda de títulos de transporte e respetivos cartões de suporte, nomeadamente troca e devoluções de passes e bilhetes, análise e resolução de falhas de funcionamento de cartões, recuperação e anulação dos cartões e atualização de dados dos titulares dos cartões;
  • Aderir, comprar e carregar passes Navegante Família (que permite que cada família pague, no máximo, o valor equivalente a dois passes Navegante);
  • Definir o perfil do cartão para benefício de tarifas especiais (4_18, Sub23, Navegante 12, +65);
  • Prestar apoio sobre objetos perdidos e achados;
  • Encaminhar sugestões e reclamações.

Está também a ser preparado um novo Espaço Navegante em Corroios.


Ponto Navegante

Está em funcionamento, na Loja do Munícipe do RioSul Shopping, um quiosque eletrónico, designado Ponto Navegante, que permite realizar o pedido do cartão navegante em apenas um minuto. É rápido, sem filas, sem espera e sem preenchimento de formulários, bastando utilizar o Cartão do Cidadão e um cartão bancário.

O Ponto Navegante permite a emissão de cartões Navegante nos perfis normal, criança e terceira idade e carregá-los de seguida. Pode ainda carregar os cartões de uso ocasional.

Como se processa?

  1. Introduza o Cartão do Cidadão;
  2. Valide os seus dados;
  3. Aceite os termos e condições de emissão e de utilização do cartão Navegante;
  4. Realize o pagamento com cartão multibanco;
  5. Aguarde uns segundos e retire o seu cartão.

Atenção:

Os cartões com desconto 4_18, sub23, Social +, reformado/pensionista ou Família obrigam à apresentação de documentação própria, pelo que não poderão ser feitos nestes quiosques.

Se o seu cartão de cidadão se encontra expirado também não deve utilizar o Ponto Navegante.


Contactos

A linha de apoio da Carris Metropolitana está ao seu dispor. Se tem alguma dúvida ou precisa de esclarecer alguma questão, ligue 210 418 800.

Mais informações sobre a Carris Metropolitana e o Passe Navegante em:
carrismetropolitana.pt
navegante.pt
Facebook Carris Metropolitana
Instagram Carris Metropolitana


Números e factos sobre a Carris Metropolitana

Autocarros:

  • + autocarros amigos do ambiente
  • + de 1400 autocarros novos ou com menos de 1 ano
  • Equipados com wi-fi e USB
  • Maior conforto e segurança

Linhas:

  • + 35% de oferta
  • Maior área coberta pelo serviço
  • Maior frequência de serviço
  • + 370 painéis de informação ao público
  • + de 160 linhas novas
  • + circulações noturnas
  • Melhor ligação a outros meios de transporte: Carris, Metro, CP, Fertagus, Transtejo Soflusa, Metro Transportes do Sul.

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