Novos contentores de reciclagem de cápsulas de café

25 Set '24

A Câmara Municipal do Seixal já instalou, em diversos pontos do concelho, contentores próprios para a reciclagem de cápsulas de café. Esta iniciativa visa facilitar o correto encaminhamento deste tipo de resíduos, contribuindo para a proteção do meio ambiente e promovendo a sustentabilidade.

Os munícipes poderão encontrar os novos pontos de recolha em zonas mais frequentadas no concelho, onde podem depositar as suas cápsulas de café usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio), para posterior reciclagem.

Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão noutros objetos do quotidiano como, por exemplo, mobiliário urbano e a borra do café será utilizada como fertilizante para enriquecer as terras agrícolas.

A autarquia apela à colaboração da população para que deposite as cápsulas usadas nestes contentores, ajudando assim a reduzir a quantidade de resíduos que vão parar aos aterros. A reciclagem destes materiais é fundamental para minimizar o impacto ambiental e reaproveitar recursos.

Localização dos contentores:

• Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal (portaria e refeitório);
  • Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal (portaria A e refeitório);
  • Piscinas municipais de Corroios, Aldeia de Paio Pires e Amora;
  • Mercados municipais de Corroios, Cruz de Pau, Aldeia de Paio Pires, Casal do Marco, Torre da Marinha e Fernão Ferro;
  • Juntas de Freguesia de Corroios, Fernão Ferro e Amora;
  • Delegação em Aldeia de Paio Pires da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires;
  • Oficinas Gerais da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

Além destes novos pontos de recolha, os munícipes têm ainda à sua disposição o Ecocentro Móvel do Seixal, onde podem colocar, além das cápsulas de café, outros resíduos, tais como: lâmpadas, pilhas, baterias e acumuladores, tinteiros e toners, óleos alimentares e minerais, pequenos eletrodomésticos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas, escovas de dentes e rolhas de cortiça. Em cada mês percorre uma freguesia do concelho, de acordo com a calendarização.

Para mais informações ou dúvidas sobre a reciclagem de cápsulas, os cidadãos podem contactar a Divisão de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, através de um dos seguintes contactos: telefone 210 976 011, email: seixal.limpo@cm-seixal.pt ou ainda da aplicação Eu Participo.