Obra na rotunda da Ponte da Fraternidade vai avançar

21 Maio '21

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou na reunião de câmara da passada quarta-feira, 19 de maio, a abertura do procedimento para a contratação, por ajuste direto, pelo valor de 185 mil euros, da empreitada de reabilitação da galeria de escoamento de águas pluviais junto à rotunda da Ponte da Fraternidade, sendo considerada uma intervenção da máxima urgência.

A abertura do procedimento da empreitada de reabilitação da galeria de escoamento de águas pluviais, junto à rotunda da Ponte da Fraternidade, contempla a reabilitação e reforço da passagem hidráulica que está localizada perto daquela infraestrutura viária. Importa referir que a primeira anomalia no local foi detetada em 2018 e que em 2020, verificou-se um novo abatimento. A 5 de Março de 2021, registou-se mais uma anomalia, desta vez com maior dimensão, provocando a necessidade de interrupção da faixa de rodagem.

Sobre este tema, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que "se trata de uma obra da máxima urgência, tendo em conta o interesse público, pelo que, perante a inércia do Governo, vai a autarquia avançar no imediato com a obra, pois coloca em causa o serviço público à população e dificulta o trabalho dos meios de socorro. Após tomarmos conhecimento dos prazos considerados pelas Infraestruturas de Portugal para dar início a esta obra, entendeu a autarquia que não é viável esperar mais tempo pelo que não nos resta outra opção que não o seu início urgente".

Nesta reunião, o executivo aprovou também a abertura de um concurso público para a construção da Loja do Munícipe de Fernão Ferro, a localizar no Mercado Municipal de Fernão Ferro pelo preço-base de 220 967,63 euros, equipamento que irá contar com as valências de Loja do Munícipe, Gabinete de Participação e Ponto de Apoio à Biblioteca Municipal do Seixal.

Foi ainda aprovada a atribuição de mais 200 mil euros para apoio à execução das obras de requalificação do imóvel destinado ao funcionamento da Universidade Sénior do Seixal.

Na área do desporto, foi aprovada a adjudicação da obra de substituição do piso sintético da Pista de Atletismo do Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, na Amora, pelo valor de 317 933,33 euros. Foram igualmente aprovadas comparticipações ao Clube de Canoagem de Amora e à Associação Naval Amorense, no valor de 100 mil euros cada, para apoiar a construção do Centro Náutico de Amora. Foi também aprovada uma comparticipação de 250 mil euros ao Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal para apoio à continuação da construção do complexo desportivo, assim como uma comparticipação de 24 mil euros ao Seixal Clube 1925 de forma a garantir o apoio para o cumprimento do protocolo de gestão e utilização do Estádio Municipal do Bravo, no Seixal. Por fim, foi aprovada uma comparticipação de 62 mil euros ao Atlético Clube de Arrentela, para apoiar a aquisição de 2 carrinhas para deslocação dos atletas e equipas técnicas.

Na área do associativismo, foi aprovada uma comparticipação de 26 mil euros às instituições que trabalham na área da deficiência, por este ser considerado cada vez mais um grupo de risco em termos de exclusão, pobreza e solidão, situação essa que se agravou durante a pandemia da Covid-19. Foi também aprovada a cedência de um edifício, em Amora, à Liga dos Combatentes - Núcleo do Seixal, destinado ao desenvolvimento das suas atividades de âmbito social.

Foi aprovado, por fim, um reforço financeiro de 15 741,00 euros para a Junta de Freguesia de Corroios, no âmbito da delegação contratual de competências nas juntas de freguesia, para aumentar o espaço para inumações no Cemitério Municipal de Santa Marta de Corroios.

A Câmara Municipal do Seixal aprovou ainda o relatório da discussão pública referente à alteração ao loteamento de Vila Alegre.