Aprovada abertura de concurso para refeições escolares

Refeições escolares
25 Jul '24

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara realizada ontem, dia 24 de julho, a abertura do concurso público para o fornecimento de refeições escolares, a confecionar nos refeitórios dos jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo da rede pública, pelo preço-base de 10 558 010,70 euros, valor que será amortizado entre os anos de 2024 e 2027.

Joaquim Tavares, vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que «este é um procedimento essencial, face ao facto de existirem, no concelho, 42 estabelecimentos de educação e ensino que servem mais de 3 mil refeições diárias, sendo a maioria confecionadas nos refeitórios escolares. Por isso, esta é uma forte aposta na melhoria da qualidade de vida das crianças e respetivas famílias».

Refira-se que, já em 2023, o município aprovou a adoção de medidas extraordinárias relativas ao pagamento de refeições escolares nas escolas públicas do concelho, prestando um apoio significativo às famílias social e financeiramente desfavorecidas. Nessa ocasião, ficou assegurada a gratuitidade das refeições para as famílias dos escalões A e B da Ação Social Escolar. O presidente da autarquia referiu, na altura, que «foi mais um passo para garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar consignadas na Lei de Bases do Sistema Educativo, numa época em que se verifica o agravamento das condições de vida decorrentes do aumento da inflação e do custo dos bens essenciais».

No que respeita aos apoios financeiros concedidos ao movimento associativo, foram contemplados, nesta reunião do executivo, o Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, o Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense, para garantir o bom funcionamento e utilização, na próxima época, das piscinas municipais de Aldeia de Paio Pires, Amora e Corroios, respetivamente, num valor global de 838 538,64 euros.

Por fim, no âmbito do Seixal Férias 2024, foram apoiadas as seguintes associações: Scalabrinianos – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Monte Sião, Associação Cultural e Artística Via Urbana e, ainda, a Associação Os Pioneiros de Portugal, num montante global de 3300 euros, viabilizando assim as atividades desenvolvidas em prol desta iniciativa destinada ao público juvenil.