Democracia Portátil

  • 17
    Domingo
    Novembro 2024
16.00 h


 

Espetáculo de José Leite, no âmbito do 41.º Festival de Teatro do Seixal.
 

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 55 minutos.

 

«Ele: Está em nós. Dentro de nós. Enraizada nos nossos valores. É portátil. Anda connosco para todo o lado. É uma força interior que carregamos connosco em todas as circunstâncias. É belo imaginar a democracia dentro de nós, não é?

Ela: Democracia portátil. É isso mesmo. Não podemos exigir só a democracia no mundo exterior, mas cultivá-la dentro de nós e defendê-la. Temos de cultivar o nosso jardim interior. Quanto mais conhecermos a linha do tempo, mais capazes somos de proteger aquilo que valorizamos.»

Definimos o conceito que pretendemos explorar: A democracia portátil. A conceção de democracia como algo que anda connosco para todo o lado e que depende de cada um de nós.

Este espetáculo explora a conceptualização da democracia enquanto dispositivo acessível e comunicativo, condição para uma democracia mais participativa, permitindo a cada cidadão uma intervenção direta e um acesso permanente ao diálogo com os seus governantes. Simultaneamente, promove a filosofia como modo de pensar melhor sobre problemas complexos e procura transmitir a um público infantojuvenil que a filosofia gera a autonomia para pensarmos por nós próprios e que a arte nos permite a criatividade.

Provando que a manifestação de ideias e pensamentos pode ocorrer fora dos métodos tradicionais de ensino, haverá no final da sessão um Café Filosófico sobre o tema «Democracia». Este consiste num debate de ideias e conceitos, que será o momento ideal para o público levantar todas as perguntas que lhe surgem ao longo do espetáculo. Um lugar seguro para poder questionar e, espontaneamente, produzir pensamento e conhecimento. Que razões existem para defender a democracia? Haverá alternativas melhores? Que ideias centrais a caracterizam? Acreditamos que é urgente pensar o presente e o futuro da democracia, assim como promover, informar e integrar todas as infâncias neste debate.

 

Ficha técnica e artística

Texto e encenação: José Leite | Produção: Nuno Pratas / Culturproject | Assistência de encenação: Rui Westermann | Interpretação: Inês Dias e Rui Westermann | Cenografia: Henrique Ralheta | Desenho de luz: Janaina Gonçalves | Design gráfico: José Cruz | Coprodutores: Câmara Municipal de Lagos, Câmara Municipal de Ponte de Lima e Cineteatro Louletano.


Acessibilidade: Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.

 

 

Formulário online

Público-alvo
Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço
Entrada gratuita, sujeita a reserva antecipada através do formulário online

Está aqui