DES

Setembro 2024
    Setembro 2024
21.30 h

Espetáculo multidisciplinar de Cláudia Dias, pela Associação Sete Anos e com coprodução da Câmara Municipal do Seixal.

DES é uma criação promovida pela Sete Anos, especialmente concebida para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, apoiado pelo programa Arte pela Democracia ― Programa de Apoio em Parceria (Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril).

É uma peça pensada para três territórios distintos que evocam aspetos diferenciados desse momento histórico, como as casas da clandestinidade no Seixal, a reforma agrária em Serpa e a indústria conserveira em Matosinhos.

Envolve profissionais e não profissionais no elenco, promovendo o acesso à criação por parte das populações, na efetivação dos seus direitos culturais, uma herança da revolução do 25 de Abril. Promove um trabalho intergeracional conducente à partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura com os mais jovens.

Pela primeira vez no seu percurso, Cláudia Dias desafia-se a criar uma peça de grupo com um elenco constituído por 18 pessoas. Essa escala traduz uma opção artística e política.

Fazendo uso da sua ferramenta de criação, a técnica de Composição em Tempo Real (CTR), o projeto conta com o grupo de práticas de improvisação – GPI, que criou no início de 2022, em Almada, composto por pessoas com diferentes formações, com interesse na CTR e na investigação em torno de processos de criação, que alicerça o projeto com uma antecâmara de investigação e experimentação sobre os materiais a importar para o núcleo da criação.

Conta ainda com jovens do projeto Sete Anos Sete Escolas, um projeto de inclusão social via práticas artísticas, levado a cabo desde 2016 nas escolas públicas das cidades de Almada, Porto e Seixal. E com pessoas com mais de 65 anos a serem recrutadas no contexto do movimento associativo e das universidades sénior.

Ficha técnica e artística

Direção artística: Cláudia Dias | Equipa artística: Cláudia Dias, Maya de Albuquerque e Victória Bemfica – grupo de práticas de improvisação – Beatriz Rodrigues, Elsa Dias, Lina Duarte e Mafalda Cardoso – comunidade do Seixal – Daniel Fernandes, Inês Brito, Jesuíno Caetano, Luana Afonso, Miguel Cruz, António Pimenta, Conceição Aldeias, Ilda Pimenta e Joaquim Botas | Direção técnica: Nuno Borda d’Água | Composição musical, sonoplastia e imagem: João Miguel Fonseca | Gestão de projeto e produção: Lina Duarte | Comunicação e imprensa: Raquel Cunha | Investigação: mediação e compilação de informação da socióloga Luísa Veloso – comunidade do Seixal – Daniel Fernandes, Inês Brito, Jesuíno Caetano, Luana Afonso, Miguel Cruz, António Pimenta, Conceição Aldeias, Ilda Pimenta, Joaquim Botas | Figurinos: Aldina Jesus Atelier | Cenografia: Coletivo | Vídeo: André de Campos e Victória Bemfica | Fotografia: Alípio Padilha | Parceiros estratégicos: República Portuguesa / Cultura · DGartes · Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril | Coprodução, locais de apresentação e mediadores de comunidades: Câmara Municipal do Seixal · Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal · Câmara Municipal de Serpa · Cineteatro de Serpa · Câmara Municipal de Matosinhos · Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery | Apoios: Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo · Casa do Povo de Corroios · Companhia de Dança de Almada · Companhia Olga Roriz | Media partner: Coffeepaste.

Bilheteira

• Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
  • No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
  • Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

* Descontos

• Entrada gratuita: jovens munícipes até 25 anos (inclusive) e para munícipes maiores de 65 anos (inclusive), em ingressos levantados localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
  • 50 % de desconto: trabalhadores das autarquias do Seixal, munícipes, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha do concelho do Seixal, em bilhetes adquiridos localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)

6 euros (com descontos*)