Histórias da Clandestinidade do Concelho do Seixal

  • 28
    Sábado
    Maio 2022
17.30 h


Durante a ditadura em Portugal, existiu, no concelho do Seixal, um número considerável de casas clandestinas, por onde passaram vários democratas e opositores ao regime ditatorial de Salazar e Marcelo Caetano.

Esta iniciativa pretende, assim, dar a conhecer os testemunhos, as memórias e as experiências daqueles que lutaram pela liberdade e pela democracia, no sentido de preservar a memória relativa à resistência ao regime fascista que oprimiu Portugal durante 48 anos.

O encontro conta com o testemunho de Domingos Abrantes e Conceição Matos, duas vozes da luta antifascista. Conheça a história deste casal, contada na primeira pessoa, que lutou contra a ditadura, foi preso e torturado, resistindo ao regime de Salazar.

Domingos Abrantes foi preso pela primeira vez em 1959. Participou na fuga de Caxias, em dezembro de 1961. Ligou-se a Conceição Matos em 1963, viveram uma vida clandestina, tendo passado por muitas casas clandestinas existentes em Portugal, nomeadamente no concelho do Seixal. Estes eram locais de reunião e de refúgio aos opositores do regime fascista. 

O evento decorre no âmbito das comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril.

Público-alvo
Geral
Local
Sociedade Filarmónica Operária Amorense
Preço
Entrada livre

Está aqui