Mário Costa Quarteto

  • 14
    Sábado
    Outubro 2023
22.00 h

Festival Internacional SeixalJazz 2023

 

Mário Costa: bateria
Cuong Vu: trompete
Benoît Delbecq: piano, sintetizador e samplers
Bruno Chevillon: contrabaixo

 

Aos seis anos, Mário Costa pegava já nas baquetas, antevendo um percurso que hoje o coloca como uma das principais referências do jazz contemporâneo e da bateria em particular. Começou a ter aulas de bateria aos oito anos e estudou percussão na Escola Profissional de Música de Viana. Seguiu-se o ensino superior e a conclusão da licenciatura em Jazz – Bateria na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, em 2008. Nova Iorque foi o destino que se seguiu, complementando a sua formação com alguns dos mais conceituados músicos da cena jazz.

Até ao lançamento do seu primeiro álbum, «Oxy Platina», em 2018, que além de inúmeras boas críticas internacionais, recebeu o máximo das estrelas pela Jazz.pt, que lhe atribuiu ainda os títulos de «melhor disco do ano» e «músico de jazz nacional do ano», Mário Costa trilhou o seu percurso ao nível nacional e internacional.

Em 2012, cria o projeto Mário Costa – Homo Sapiens, a propósito de um convite da Casa da Música, no Porto. Iniciava-se aqui uma relação com o saxofonista Emile Parisien que, anos mais tarde, o levou a alguns dos mais prestigiados festivais e salas de jazz da Europa, integrando um dos mais preeminentes grupos de jazz europeus, e consagrou o baterista português ao lado das maiores figuras do jazz mundial como os lendários Michel Portal, Joachim Kühn e Wynton Marsalis.

Pela mão dos projetos Nebulosa, de 2010, e Particula, de 2012, de Hugo Carvalhais, Mário Costa é dado a conhecer à crítica nacional e internacional, tendo a oportunidade de colaborar e atuar com os saxofonistas Tim Berne e Liudas Mockunas, o pianista Gabriel Pinto e a violinista Dominique Pifarély. O seu sucesso pessoal está ainda associado a muito daquilo que o jazz nacional conquistou além-fronteiras e dentro destas. Prova disso são as colaborações com músicos de diferentes gerações, desde João Mortágua a Carlos Bica ou Mário Laginha, passando também por projetos como MAZAM, Ensemble Super Moderne, Orquestra de Jazz de Matosinhos, entre muitos outros.

O início de 2023 marca o segundo momento autoral da sua carreira, com a edição de «Chromosome», nome que deriva da escrita rigorosa e personalizada de Costa, tendo em conta o ADN de cada um dos músicos que cuidadosamente escolheu para o projeto: Cuong Vu, no trompete, Benoît Delbecq, no piano, sintetizadores e samplers, e Bruno Chevillon, no contrabaixo. Este trabalho apoiado pela Fundação GDA reúne um conjunto de temas preparados com o cuidado que permite a cada elemento a exploração das suas qualidades e que engrandece o brilhantismo de um disco tão cativante quanto inesperado nos seus nove temas. «Chromosome» será certamente a base do concerto que Mário Costa apresenta no SeixalJazz e uma oportunidade para comprovar a cumplicidade destes quatro músicos.
 

Mário Costa Facebook | Instagram | Site | Spotify | YouTube

 

 

Bilheteira

- Na Ticketline e locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- A bilheteira do Auditório abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Bilhete único: 12 euros (25 % de desconto para jovens até 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal).
Assinatura de bilhete único: 60 euros (6 dias).

Público-alvo
Geral

Reservas/informações Ticketline
- Ligue (24 horas)
1820
- A partir do estrangeiro ligue +351 217 941 400

Facebook SeixalJazz

Twitter SeixalJazz

Instagram SeixalJazz

Flickr SeixalJazz

Deezer SeixalJazz

Preço
Bilhete único: 12 euros (25 % de desconto para jovens até 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal) | Assinatura de bilhete único: 60 euros (6 dias)

Está aqui