Matéria / Ação: Escultura e Vídeo dos Anos 1960 e 1970

  • 13
    Sábado
    Abril 2024
    >
    17
    Sábado
    Agosto 2024
15.00 h


A exposição Matéria / Ação reúne um conjunto de esculturas das décadas de 1960 e 1970 que permite reconhecer aspetos centrais às práticas artísticas associadas à escultura abstrata britânica, ao minimalismo norte-americano e, sobretudo, ao pós-minimalismo e à arte processual que marcaram o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, com profundas consequências para as gerações seguintes. 

As obras escultóricas são apresentadas em diálogo com trabalhos em vídeo do mesmo período, evidenciando pontos de contacto e interferências entre os dois campos de criação que se desenvolveram, em grande medida, a par e par, por influência mútua e por contraste.

Esta exposição, patente na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, corresponde à realização da primeira exposição no âmbito do protocolo firmado entre o Município do Seixal e a Fundação Serralves. A autarquia proporciona, assim, à população do município do Seixal uma oportunidade para aumentar hábitos culturais, facilitando a proximidade e o acesso gratuito a diversas manifestações artísticas e a criadores portugueses e estrangeiros da maior relevância.

Estão representados os artistas: Ana Mendieta, Ângelo de Sousa, Armando Alves, Bruce Nauman, Charlotte Posenenske, Hannah Wilke, Joan Jonas, João Machado, Reiner Ruthenbeck, Richard Serra, Yvonne Rainer e Zulmiro de Carvalho.

 

De 13 de abril a 17 de agosto

Horários

Horário de verão
De junho a setembro, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 18 horas.

Horário de inverno
De outubro a maio, de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 17 horas.

Encerra aos domingos, feriados e segundas-feiras.

 

Catálogo da exposição – PDF [687 KB]

 

Atividades

As atividades propostas apresentam-se como uma oportunidade para explorar o contexto, os conceitos e o processo de trabalho que compõem o universo criativo dos artistas expostos.

A participação nas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição até dia 9 de maio, quinta-feira, através do email arte.se@cm-seixal.pt.


11 de maio, sábado

Das 15 às 16 horas
A Forma das Coisas
Oficina
Atentos às mudanças da sociedade, a partir dos anos 60 os artistas começam a abordar novas maneiras de pensar a prática escultórica.
Nesta atividade, através de várias ações vamos abordar algumas características das esculturas em exposição explorando a forma, a tridimensionalidade e o efeito de movimento. Tirando partido da plasticidade de vários materiais, vamos criar novas esculturas interagindo com o espaço e o nosso corpo.

Das 16.30 às 17.30 horas
Visita orientada à exposição


13 de maio, segunda-feira
Das 13.30 às 19.30 horas (com intervalo de 30 minutos)
Formação para educadores, técnicos e professores
O período da produção artística contemporânea inicia-se com os primeiros movimentos de rutura com a arte moderna. Os avanços tecnológicos e o questionamento da sociedade do pós-guerra levam os artistas a explorarem noções sobre forma e tridimensionalidade, o espaço e a sua relação com o movimento do corpo.
Entre a materialidade da escultura minimalista e pós-minimalista e o imediatismo do vídeo e da performance, os anos 60 e 70 marcaram uma postura experimentalista e transgressora que viria a marcar de forma evidente a pratica artística vindoura.

 

 

 

Público-alvo
Geral
Local
Oficina de Artes Manuel Cargaleiro

Telefone 210 976 108

Email arte.se@cm-seixal.pt

Preço
Entrada livre

Está aqui