Minha Maré Seixal
-
25Sexta-feiraJunho 2021>03SábadoJulho 2021
Exposição de desenho e pintura de Rui Caetano.
De 25 de junho a 3 de julho
Horários
25 de junho, sexta-feira, das 19 às 22 horas.
26 e 27 de junho, sábado e domingo, das 17 às 22 horas.
28 e 30 de junho, segunda e quarta-feira, e 1 e 2 de julho, quinta e sexta-feira, das 20 às 22 horas.
29 de junho, terça-feira (feriado municipal), e 3 de julho, sábado, 17 às 22 horas.
Organização
Núcleo do Sporting Clube de Portugal no Seixal, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.
Porquê a Minha Maré Seixal?
Foi aqui que nasci no ano de 1957, o mais novo de quatro irmãos, filho da Azevilde e do Zé Fernão Ferro.
Sempre ouvi a minha Mãe contar historias dos pescadores da nossa terra, o meu avô e o meu tio que morreram ao mar nas tão faladas faluas.
Com 5 anos, vestia a farda de Mascote dos Bombeiros da Mundet, vindo mais tarde a fazer parte da primeira escola dos Bombeiros Voluntários do Seixal e aí estive por diversos anos.
As minhas escolas foram a Conde Ferreira e depois as Cavaquinhos, mas a minha universidade foram as coletividades e a prainha.
Com orgulho vesti a camisola do Seixal Futebol Clube.
Vivi Abril intensamente, que muito me deu e continua a dar, e as minhas ligações ao Seixal.
Depois do serviço militar a vida trouxe-me até à Suíça, onde estou há 40 anos.
Pai de cinco filhos de dois matrimónios e dois netinhos que são tudo para mim.
A minha paixão pelos desenhos já vem de há muito, só que o tempo era pouco para dedicar a esse passatempo, agora na pré-reforma, então sim, passo o tempo a desenhar, e o que mais gosto são os pormenores do Seixal, porque me transportam, vivo e recordo todos os dias a minha terra.
A convite do Núcleo do Sporting Clube de Portugal no Seixal – Espaço Memória Albano Narciso Pereira, surgiu esta oportunidade de mostrar os meus desenhos, embora não me considere um artista, mas um contador de momentos da minha terra, onde penso um dia voltar e desfrutar a reforma.
Agradeço à Câmara Municipal do Seixal, ao Núcleo do Sporting Clube de Portugal no Seixal – Espaço Memória Albano Narciso Pereira, à Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, ao Nelson Cruz e ao Jorge Trindade, cujas fotografias ajudaram (e muito) a relembrar recantos e cores e ao meu particular amigo Fernando Castilho, o apoio e incentivo para esta aventura.
Rui Caetano
junho 2021
Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Seixal