A Pé pelo Núcleo Urbano Antigo de Amora
-
22DomingoSetembro 2024
Amora é uma povoação multissecular que se desenvolveu a partir de dois polos: a Igreja Matriz, antiga Paroquial, de Nossa Senhora do Monte de Sião, junto do cruzamento de importantes rotas terrestres, e a zona ribeirinha, ponto de saída e chegada de navegação, onde se fixaram, respetivamente, a população com atividade ligada ao mundo rural e a população ligada à faina fluvial e marítima. Os dois aglomerados cresceram, nomeadamente com a fixação de novos moradores que vieram trabalhar nas indústrias que aqui se instalaram a partir do último quartel do século XIX, acabando por se fundir e gerando o povoado cultural e socialmente diversificado que existe na atualidade.
A importância da localidade refletiu-se na sucessiva elevação do respetivo estatuto administrativo, ascendendo a vila e, mais recentemente, a cidade. É também sede da freguesia com a mesma denominação.
Com esta iniciativa, convidamos a vir conhecer alguns dos factos históricos, mas também as lendas, tradições e episódios pitorescos que caracterizam esta localidade, criada e moldada pela comunhão de vontades e esforços de pessoas de muitas origens, que contou, entre os seus moradores e proprietários, com algumas figuras destacadas da história regional e nacional.
A iniciativa integra a programação das Jornadas Europeias do Património 2024.
Horário
Domingo, das 14.30 às 17 horas.
Público-alvo
Público adulto e juvenil.
Inscrições/Informações ecomuseu.se@cm-seixal.pt