Progression – Anverso/Reverso
-
21SábadoOutubro 2023>30SábadoMarço 2024
Exposição coletiva de medalha.
A inauguração realizou-se no dia 21 de outubro, sábado, às 15.30 horas.
De 21 de outubro de 2023 a 30 de março de 2024
Horário
De terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 17 horas.
Catálogo da exposição – PDF [575 KB]
A exposição Progression que o município do Seixal, com muito gosto, acolhe no Centro Internacional de Medalha Contemporânea, presta uma justa homenagem ao grupo Anverso/Reverso – Medalha Contemporânea, coletivo de escultores portugueses com vasta obra na área da medalhística.
Esta exposição comemora a existência, o trabalho e a obra de 25 anos de atividade do grupo Anverso/Reverso que é, sem dúvida, um contributo, de vulto, na promoção e divulgação da medalha em Portugal e um pouco por todo o mundo.
Em 1997, com a 1.ª Exposição Internacional de Medalha Contemporânea, o município do Seixal deu início a um percurso de afirmação da medalha contemporânea, quer a nível local, quer nacional, e afirmou o concelho como um território dedicado ao estudo e à divulgação da medalha.
A dinâmica que o Centro Internacional de Medalha Contemporânea, equipamento cultural instalado na Quinta da Fidalga, procura ter na promoção da medalha contemporânea é uma opção de política cultural que o município do Seixal prossegue, para tornar acessível a todos e a todas as diversas formas de arte e conhecimento.
A exposição Progression conta com de 70 medalhas de criadores japoneses e portugueses que revelam grande criatividade e beleza estética. Cada medalha surpreende-nos pela forma, pelo material e pela história que conta; pela maneira como a imaginação e a criatividade humanas comemoram datas, acontecimentos, lugares, personalidades ou até mesmo sentimentos.
Acolher uma exposição que esteve presente noutras partes do mundo – Nova Iorque e Quioto – com presença portuguesa, de indiscutível qualidade, é por si só um convite e um justo motivo à sua visita.
Estamos certos de que Progression é mais um passo no caminho conjunto que partilhamos com criadores e coletivos artísticos na promoção da arte e cultura para todos, caminho que queremos continuar a percorrer.
A todos os medalhistas, criadores e escultores expressamos o nosso muito obrigado por escolherem o Centro Internacional de Medalha Contemporânea, no Seixal, para terminar a itinerância desta exposição.