Jornal Interescolar

O Jornal Interescolar é um projeto concretizado por jovens das escolas públicas do município do Seixal.

2023-2024

A edição n.º 10 do Jornal Interescolar, este ano com o tema «25 de Abril Sempre!» decorreu no dia 17 de maio, no recinto da Feira de Projetos Educativos, no Parque Municipal do Serrado. Este ano letivo, pela primeira vez, participaram no projeto todos os agrupamentos e escolas secundárias da rede pública do concelho do Seixal.

Consulte a edição n.º 10 do Jornal Interescolar  (PDF 3,21 MB).

Edições anteriores

2013-2014
Participaram na sua elaboração 55 alunos de seis escolas públicas do concelho do Seixal, desde o 5.º ao 12.º ano de escolaridade, apoiados e orientados por 15 professores. Os temas do Jornal Interescolar comemorativo dos 40 Anos do 25 de Abril foram escolhidos pelos alunos, que assim lembraram é uma das datas mais importantes da nossa história contemporânea.

Consulte a edição n.º 1 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7 MB).

2014-2015
No ano letivo de 2014/2015, o desafio lançado às escolas do concelho foi o de elaborar uma edição do Jornal Interescolar subordinada ao tema «8 Séculos da Língua Portuguesa». Participam  66 alunos e 17 professores das seguintes escolas.

Consulte a edição n.º 2 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 8 MB).

2015-2016
No ano em que se assinalam 40 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa, as escolas do concelho do Seixal uniram-se para a elaboração do Jornal Interescolar 2015-2016, numa edição que reflete a importância da Lei Fundamental do país.

Consulte a edição n.º 3 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7 MB).

2016-2017
A universalização do direito à educação constitui uma das concretizações mais significativas da Revolução do 25 de Abril de 1974. A escola pública é a escola para todos e enquadra os princípios da universalidade, da inclusão e da igualdade. Este foi o tema escolhido para o Jornal Interescolar do ano letivo 2016-2017, em que participaram 65 alunos e 17 professores de sete escolas do ensino básico e secundário do concelho do Seixal.

Consulte a edição n.º 4 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 12 MB).

2017-2018
Para assinalar o Ano Europeu do Património Cultural, os alunos das escolas básicas e secundárias refletiram sobre o nosso património cultural na 5.ª edição do Jornal Interescolar do concelho do Seixal.

Consulte a edição n.º 5 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7 MB).

2018-2019
A apresentação da edição número seis do Jornal Interescolar, relativa ao ano letivo 2018-2019, realizou-se no dia 9 de maio, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, com a presença dos alunos e professores das escolas envolvidas no projeto, que nesta edição abordou o 16.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, instituído pela Organização das Nações Unidas, que consiste em «Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.» Os alunos elaboraram textos e imagens alusivos ao tema escolhido.

Consulte a edição n.º 6 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7,3 MB).

2020-2021

Neste ano particular, professores e alunos das escolas aceitaram o convite especial para participarem na sétima edição do Jornal Interescolar subordinado ao tema «Educação e Arte», que encerra em si valores fundamentais que importa defender, sobretudo em tempos de pandemia. Os temas abordados na publicação são tão importantes como o papel imprescindível da arte e da cultura nas nossas vidas e como a arte e os artistas intervêm em defesa de um mundo mais justo e livre.

Consulte a edição n.º 7 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 5,34 MB).

2021-2022

A edição n.º 8 do Jornal Interescolar, subordinada ao tema «Igualdade com Direitos», foi elaborada por alunos e professores de nove escolas do ensino básico e secundário do concelho. Esta publicação apresenta trabalhos subordinados aos direitos civis, culturais, económicos, políticos e sociais, que reforçam a necessidade da tomada de consciência para a necessária ausência da diferença, em que todas as partes assumem as mesmas condições em sociedade.

Consulte a edição n.º 8 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 2,80 MB).

2022-2023

A edição n.º 9 do Jornal Interescolar, este ano com o tema «Eu Participo», contou com a participação de cerca de 150 alunos e 36 professores. Alunos de vários graus de ensino, do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, são responsáveis pela elaboração dos conteúdos do jornal, que reúne textos jornalísticos, nomeadamente entrevistas e reportagens, assim como poemas e trabalhos gráficos, ilustrações, fotografia e fotomontagem, entre outros.

Consulte a edição n.º 9 do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue em formato PDF (PDF 7,58 MB).