Serão de Contos
-
23Sexta-feiraNovembro 2018
Cláudia Fonseca, Tâmara Bezerra e Fernando Guerreiro são três amigos que têm em comum a arte da narração. Vêm partilhar este serão com quem esteja disposto a escutar histórias de longe e de perto, grandes e pequenas, com cantigas e outras músicas.
Iniciativa no âmbito do 25.º aniversário do Fórum Cultural do Seixal.
Sobre os contadores de histórias
Cláudia Fonseca nasceu no Rio de Janeiro, mas tem as suas raízes no nordeste do Brasil e de lá vem a sua voz de contadora. Vive em Portugal desde 1992, país onde se fez psicoterapeuta e narradora oral há já uns anos. Partilha a vida profissional entre a clínica, a narração, a investigação e a dança, desenvolvendo inúmeras atividades no âmbito da narração oral, mediação de leitura e programação, em contextos muito diversos. Participa regularmente em encontros e festivais, dentro e fora de Portugal. Traz na sua bagagem histórias de muitos lugares e tempos, contos tradicionais e de autor, cantigas, histórias de família e casos de que gosta muito e que mistura nos contos que conta.
Tâmara Bezerra é educadora, escutadora, contadora e inventora de histórias. Com pesquisa em contos da tradição oral do Brasil, pela Universidade de Lisboa, há mais de 25 anos dedica-se à narração de histórias e vem traçando a sua trajetória sob forte influência da poética do sertão brasileiro. Professora universitária, também atua como formadora de narradores orais. É membro do grupo de estudos, pesquisas e partilhas com narrativas Costureiras de Histórias, no Brasil; e associada da Ações & Conexões - Associação Cultural, em Portugal. Autora de literatura infantil e infantojuvenil, também possui publicações nas áreas de ludicidade, contação de histórias e mediação de leitura.
Fernando Guerreiro conta e escreve pequenas histórias a que chama de microcontos. Estas pequenas histórias são pequenos pacotes de contos instantâneos que basta abrir, agitar e começar a sonhar. Vem do Algarve e traz consigo as raízes alentejanas com que tempera as suas pequenas histórias. Consigo vem também o Chico, o seu amigo ukulele e as suas quatro cordas, porque o talento do Fernando como tocador é demasiado limitado para conseguir tocar seis cordas de uma guitarra. Na bagagem vêm ainda cinco livros de microcontos que editou e que estão a desejar voar para bem longe e espalhar histórias por todo o lado.
Telefone 210 976 100