Márcia
-
25Sexta-feiraSetembro 2020
Músicos
Márcia (voz e guitarra), Filipe C. Monteiro (guitarra e teclados), Manuel Dordio (guitarra), Francisco Moreira (bateria) e David Santos (baixo).
Classificação etária: M/ 6 anos.
Márcia
Após um EP («A Pele Que Há em Mim») e quatro álbuns («Dá», «Casulo», «Quarto Crescente» e «Vai e Vem»), Márcia demonstra um talento e singularidade como compositora e intérprete que rendeu o público e a crítica e lhe mereceu a atribuição do Prémio José da Ponte da Sociedade Portuguesa de Autores, a par da nomeação da música «Tempestade» para os Globos de Ouro da SIC/Caras.
Se ao longo do percurso é possível notar uma maior complexidade na produção dos discos, o essencial do trabalho da artista mantém-se. Um leque de melodias que podem ser animadas, vindicativas, dançáveis ou doces e introspetivas. E palavras a condizer, ora marcadas pela beleza das coisas simples e diretas, ora misteriosas, onde não faltam jogos de significado e de sentimento.
Este talento como compositora é reconhecido por outros músicos, de todos os géneros e gerações. Márcia já assinou a melodia e letra de canções para Ana Moura, António Zambujo e Sérgio Godinho, entre outros. Nomes que por si só testemunham um cuidado na composição e um amor pela palavra que a artista também partilha. Um cuidado que torna naturais as colaborações com outros artistas, evidente por exemplo na voz do brasileiro criolo em «Linha de Ferro», na versão de «A Pele Que Há em Mim» em dueto com JP Simões, em «Menina» e «Emudeci», em colaboração com Samuel Úria, em «Vai e Vem» com António Zambujo ou em «Pega em Mim», um dueto com Salvador Sobral.
Em 2019, Márcia iniciou uma digressão a solo pelo país, que foi interrompida em consequência da crise pandémica. Ainda assim, a cantora manteve-se junto do público e ofereceu um conjunto de atuações no Instagram, a improvisada e genuína Casa Forte, e assim que pôde voltou aos palcos a solo, com uma primeira atuação emotiva no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
Um concerto de Márcia tem sempre a magia de algo construído a muitas mãos, em que são tão importantes as que tocam como as que aplaudem e não mais do que as que se escondem nos bastidores. No dia 25 de setembro, a cantora estreia-se no Auditório Municipal acompanhada pela banda que carinhosamente designa como «os Márcia». Um formato de que já tem saudades.
Acompanhada por baixo, bateria, teclados e guitarras, a compositora que constrói uma relação muito simples e verdadeira com o seu público e tem um percurso musical irrepreensível terá oportunidade para alargar o repertório que tem tocado em 2020 e evidenciar a beleza de uma voz que brilha sem dificuldade em tons de ternura, mordacidade e intimismo. Uma música que evidencia a luz e esperança ainda possíveis no mundo, mas também o claro-escuro dos lugares íntimos e pessoais.
Márcia Facebook | Instagram | Spotify
Venda de bilhetes
- Na Ticketline.pt (reservas e informações 24 horas: 1820).
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas. A bilheteira do Auditório Municipal abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
Regras de utilização do Auditório Municipal de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde
- É obrigatório o distanciamento físico de 2 metros no acesso ao auditório e às bilheteiras (a lotação da bilheteira é de 1 pessoa);
- É obrigatório o uso de máscara no auditório e a higienização das mãos à entrada e à saída do mesmo;
- A abertura de portas será feita 1 hora antes do espetáculo;
- Recomenda-se a chegada antecipada para evitar maior ajuntamento de pessoas;
- Os espetáculos têm início à hora marcada;
- A lotação é limitada em função do cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde para os recintos de espetáculos e espaços culturais;
- Prevê-se a existência de lugares individuais e para coabitantes (2 lugares);
- Não existem lugares previamente marcados;
- A entrada no auditório e a indicação dos lugares serão acompanhadas por assistentes de sala. Os espetadores devem cumprir rigorosamente todas as instruções dos assistentes de sala e não poderão trocar de lugar ou deslocar-se sem motivo justificado;
- Durante o espetáculo o público deve permanecer no seu lugar. No final, deverá aguardar a indicação dos assistentes para se levantar e sair do auditório;
- Não será permitida a permanência de espetadores no interior do auditório após o final dos espetáculos;
- Nas instalações sanitárias apenas serão permitidas duas pessoas em simultâneo.
Telefone 210 976 100
Reservas/Informações (24 horas) 1820