Autarquia aprova reabertura de concursos públicos

Arrentela
31 Mar '22

A Câmara Municipal do Seixal aprovou hoje, em reunião de câmara, a abertura de concurso para a empreitada de reformulação do passeio ribeirinho e de requalificação dos espaços exteriores do núcleo histórico de Arrentela, pelo preço base de 2 428 400 euros.

Através de concurso limitado por prévia qualificação, esta intervenção visa melhorar a funcionalidade dos espaços existentes e reabilitar um núcleo urbano tradicional, com uma relevante importância histórica no concelho do Seixal, pelos seus recursos naturais e as atividades económicas ligadas à expansão marítima.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, refere que «melhorar a qualidade de vida dos moradores, continuar a requalificação das zonas ribeirinhas, permitindo o pleno usufruto do rio, e potenciar o dinamismo já existente nas zonas históricas e ribeirinhas do concelho são objetivos desta intervenção».

Na sequência do investimento da câmara municipal nas escolas do 1.º ciclo e jardins de infância do concelho, da responsabilidade da autarquia, foi também aprovado em reunião de câmara o concurso para a empreitada de ampliação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires, pelo valor de 1 415 000 euros.

A autarquia tem vindo a instalar novos quiosques no espaço público que, além de serem uma forma de requalificar o território, visam incentivar e apoiar a dinamização do comércio local. Neste âmbito, foi aprovada a abertura de procedimento de hasta pública para arrendamento e exploração de mais um quiosque, na Avenida Afonso Costa, em Amora.

Apoio à cultura e ao movimento associativo

Na reunião foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro de 100 mil euros à Associação dos Amigos do Tocá Rufar para a construção de novas instalações, que serão dimensionadas para a sua atual atividade e suscetíveis de abarcar novas valências.

Para garantir o apoio necessário à continuidade dos trabalhos de construção do Complexo Desportivo do Pinhal do General, foi aprovada a atribuição de uma comparticipação financeira no valor de 100 000 euros à Associação de Amigos do Pinhal do General.

Foi ainda aprovada a atribuição do apoio no valor de 3000 euros ao Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires para garantir o suporte financeiro para a realização da prova da Taça de Portugal de Cadetes em Ciclismo.

Para apoio à participação das escolas na Mostra de Teatro Escolar, no âmbito do projeto Apre(e)nder o Teatro, foram aprovados os contratos-programa, bem como a atribuição de comparticipações financeiras no valor de 1750 euros às escolas básicas da Cruz de Pau, Dr. Carlos Ribeiro, Vale de Milhaços e Corroios, bem como às escolas secundárias Dr. José Afonso, Manuel Cargaleiro e João de Barros.

Voto de pesar pelo falecimento de José Carlos Gomes, ex-vereador da Câmara Municipal do Seixal

A autarquia aprovou, na mesma reunião, o voto de pesar pelo falecimento de José Carlos Gomes. «Entre 2013 e 2021, foi vereador da Câmara Municipal do Seixal, mantendo sempre uma relação de proximidade com os trabalhadores, com a população e com o movimento associativo, que sempre esteve no seu coração. Foram da sua responsabilidade áreas como o Desporto, os Espaços Verdes, as Obras Municipais e Espaço Público, o Atendimento ao Público e as Tecnologias de Informação, a Fiscalização Municipal e a Modernização Administrativa. É indiscutível o seu elevado contributo para a melhoria, eficiência e qualidade dos serviços prestados pela autarquia à população, bem como para o desenvolvimento do concelho e o bem-estar das populações», refere o voto de pesar que realça caraterísticas e ações de José Carlos Gomes na construção de «memórias de luta e de conquistas, de trabalho e de amizade, deixando uma marca de bondade e de esperança».

A Câmara Municipal do Seixal expressa à sua família e amigos as sentidas condolências.

Na reunião foi guardado um minuto de silêncio em sua homenagem.