Prevenção e controlo da lagarta-do-pinheiro no Seixal

27 Fev '23

A processionária ou lagarta-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff) é um inseto desfolhador que parasita pinheiros e cedros e que se desenvolve através de fases, do ovo à lagarta, à pupa ou crisálida (casulo) e à borboleta.

Este problema já é antigo, no entanto, era mais visivel em zonas florestais e de montanha. Porém, as alterações climáticas ocorridas nos últimos anos têm potenciado a sua proliferação um pouco por todo o lado, principalmente onde haja pinheiros.

É entre janeiro e maio que a lagarta-do-pinheiro começa a descer da árvore para se enterrar na terra, cumprindo a «procissão» de que recebe o nome. É nesta altura do ano que a praga se encontra mais visível no concelho, sendo nesta fase que constitui um perigo para a saúde das pessoas e animais domésticos.

A Câmara Municipal do Seixal para prevenir e controlar a lagarta-do-pinheiro no concelho realiza anualmente diversas ações de combate, entre as quais o tratamento por microinjeção, com a utilização de um inseticida natural. No ano de 2022 (final de agosto e meados de novembro) procedeu-se ao tratamento de 1262 árvores com este método, sendo que 211 exemplares foram alvo de uma segunda aplicação do inseticida natural (escolas básicas do 1.º ciclo, jardins de infância e parques infantis), para garantir uma maior eficácia dos resultados. O procedimento de remoção de ninhos é sempre feito por pessoal devidamente habilitado.

Outra das ações é a colocação de caixas-ninho para chapins, um projeto que se iniciou em 2006, aquando da implementação do projeto O Chapim Vem à Escola, com o objetivo de criar condições favoráveis à instalação deste predador natural da lagarta-do-pinheiro.

Neste momento, estão instaladas no concelho 75 caixas-ninho. Em 44 detetou-se a presença de indícios de ocupação destas aves. Nas restantes, ao longo de todo o ano, os serviços municipais e parceiros continuam atentos em recolher os ninhos para reparar ou efetuar a sua substituição antes da nidificação da espécie, criando condições de vida e habitat para a presença de predadores da lagarta-do-pinheiro.

colocação de cintas ecológicas à volta do tronco dos pinheiros é um novo método preventivo em que a autarquia está a apostar. Trata-se de um sistema que permite intercetar as lagartas no momento em que descem do ninho, aprisionando-as dentro de um recipiente próprio, o qual é removido em segurança.

Consciencializar a população para este problema é mais uma medida preventiva, através de ações de sensibilização e da distribuição de informação nas escolas básicas, bem como da colocação de placas informativas em jardins e parques do concelho.

Se detetar a presença de lagartas-do-pinheiro ou de ninhos no espaço público evite qualquer tipo de contacto e avise a autarquia através dos seguintes contactos:

- Linha Seixal Limpo 210 976 011 | Email: seixal.limpo@cm-seixal.pt

- Portal de Ocorrências do Espaço Público

Em caso de contacto com a processionária consulte as recomendações aqui.